ETI Padre Josimo Tavares recebe pela primeira vez apresentação do projeto Recitais Didáticos de Choro nas Escolas | Prefeitura Municipal de Palmas
ETI Padre Josimo Tavares recebe pela primeira vez apresentação do projeto Recitais Didáticos de Choro nas Escolas
Objetivo é apresentar o gênero musical aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Palmas e proporcionar um contato inicial com o ritmo
Alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares desfrutaram de uma tarde mais que especial ao som de Chorinho, nesta terça-feira, 2, com a primeira apresentação do projeto ‘Recitais Didáticos de Choro nas Escolas’, uma iniciativa da Associação Viva a Música. O objetivo é apresentar o Choro, um gênero musical genuinamente brasileiro, aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Palmas, visando proporcionar um contato inicial com o ritmo, ainda pouco divulgado.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e com patrocínio da Lei Rouanet, via empresa Autovia. A proposta é levar música e conhecimento a estudantes de escolas da rede pública, com apresentações nas ETIs Padre Josimo, Eurídice Ferreira de Mello (09/09); Prof.ª Margarida Lemos (11/09) e EM Anne Frank (02/09).
Durante o concerto foram executadas composições clássicas do Choro, incluindo obras de Pixinguinha, figura central desse gênero musical. Os instrumentistas falaram sobre o gênero musical, como sua origem, o contexto histórico brasileiro em que surgiu, os instrumentos utilizados e sua importância na cultura brasileira. “Nosso objetivo é a formação de plateia, apresentando às futuras gerações a riqueza do Choro e sua relevância na sociedade. A escolha da rede pública municipal de ensino se justifica pela faixa etária do nosso público-alvo”, explicou o coordenador do projeto, Maxley Mendes Morato, também coordenador da Associação Viva a música.
Para a coordenadora de cultura da ETI Padre Josimo, Weslane Sirqueira, “o projeto complementa o trabalho cultural desenvolvido pela escola, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender e também se apresentar, como demonstrado pelo coral da escola. A participação e o prazer demonstrados pelos alunos em suas apresentações evidenciam a importância desses projetos para o desenvolvimento da escola”.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Denis Rocha
Comentários estão fechados.