Categories: Estado

Ferramenta de acessibilidade traz Ana e já está disponível no portal do TJTO


Ela chegou! Já está em “estágio probatório” a mais nova integrante do Judiciário tocantinense! Ana, personagem virtual que integra a ferramenta de acessibilidade Rybená. Com características definidas a partir de uma pesquisa online realizada pelo Centro de Comunicação (Cecom) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Ana já pode ser acessada nos sites do TJTO e Corregedoria Geral da Justiça. O sistema inicia seu período de testes e consolidação como nova guia de navegação acessível no portal da instituição.

Clique aqui e saiba mais sobre a escolha da personagem!

Fruto da inteligência artificial a serviço da acessibilidade, Ana foi desenvolvida para atuar no Rybená, um novo e completo software adquirido pelo TJTO que, além de fazer a tradução de todo o conteúdo do site em Língua Brasileira de Sinais (Libras), também traz novas funcionalidades como, por exemplo, a reprodução de conteúdo escrito em áudio, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual.

Pioneirismo

Vanguarda é palavra chave no Judiciário tocantinense, que segue inovando ao se tornar o primeiro tribunal estadual do país a oferecer este tipo de serviço, completo e garantindo o acesso a uma Justiça mais inclusiva e próxima da sociedade!

A nova integrante do Poder Judiciário já foi bem recebida pela presidente do TJTO, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. “Damos boas-vindas à Ana, que traz ao Poder Judiciário do Tocantins mais acessibilidade e inclusão. Elaborada de forma participativa, a Ana vai atuar pertinho do cidadão e cidadã que precisa da Justiça, de modo a facilitar o acesso e atendimento de todos e todas”. Afirmou, ressaltando o trabalho da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Tocantins, presidida pelo desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

“A Justiça é para todos e todas, sem distinção, e por meio da Comissão de Acessibilidade, desenvolvemos várias ações e projetos que reforçam essa garantia constitucional a quem mais precisa”, disse a presidente do TJTO.

Passo a Passo

Para conhecer a Ana e os serviços do Rybená, basta acessar o portal do TJTO pelo endereço www.tjto.jus.br. Em seguida, no canto esquerdo da tela, clicar nos seguintes ícones: Libras; Voz; e +Acessibilidade.

Membra da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), a servidora Patricia Idehara, destaca que, além de tradução em Libras e reprodução de conteúdo textual em aúdio, Ana também vai disponibilizar recursos acessíveis à pessoas com baixa visão, dislexia e pessoas idosas. “Ana vai melhorar o acesso de todas e todos na internet. Incluindo também pessoas analfabetas ou em fase de alfabetização, baixo letramento e pessoas com TDAH. O TJTO está dando um grande passo rumo à inclusão, pois oferece uma tecnologia que está em conformidade com as normas dos padrões internacionais de acessibilidade digital”, disse.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf) é a unidade setorial responsável pela gestão do contrato e fiscalização técnica do Rybená no TJTO. E de acordo com o servidor da Dtinf, Vicente Hercílio Andrade, “essa nova tecnologia também será disponibilizada nos sites da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)”, lembrou.

Rybená
O software Rybená é um conjunto de ferramentas focado na acessibilidade e tradução de conteúdos de sites para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Nele estão presentes diversas funções que permitem o acesso fácil e navegação simplificada, como recursos de libras e a sonorização automática de textos em português, inglês e espanhol. Além disso, recursos extras de leitura como contraste de cores, destaque de links, alteração do tipo de fonte, tamanho ou espaçamento, guia de leitura e contraste de cores.

Esse conjunto reforça não só o compromisso do Poder Judiciário com a inclusão, mas também a importância de termos ambientes adaptados para atender todos os tipos de público, tanto no âmbito virtual, quanto em qualquer outra área social.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Justiça Cidadã no Cerrado é celebrada por autoridades como exemplo de união para superar barreiras e garantir direitos fundamentais em região remota

Mais do que palavras faladas ao vento, uma entrega de “obras” que “cantam aos corações”…

2 horas ago

TJTO celebra cooperação e realiza sonhos com casamento comunitário em Mateiros

O entardecer do sol no cerrado jalapoeiro apadrinhou a emoção que se assomou em Mateiros,…

3 horas ago

Comissão do Ministério Público elogia estrutura e trabalho social da Guarda Metropolitana | Prefeitura Municipal de Palmas

Comissão do Ministério Público elogia estrutura e trabalho social da Guarda Metropolitana Visita institucional destaca…

4 horas ago

Comarca de Paraíso do Tocantins funcionará em regime de plantão nesta quinta-feira (23/10)

Em razão do feriado municipal desta quinta-feira (23/10), em comemoração ao aniversário do município de…

4 horas ago

Servidoras da Educação de Palmas participam de palestra sobre autoconhecimento e cuidado físico | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidoras da Educação de Palmas participam de palestra sobre autoconhecimento e cuidado físico Atividade aconteceu…

5 horas ago

TJTO regulamenta novo programa de estágio remunerado com foco em aprendizado prático e inclusão

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, no Diário da Justiça desta quarta-feira (22/10),…

5 horas ago