Frota do transporte coletivo de Palmas utiliza tecnologia que reduz poluição e impacto ambiental | Prefeitura Municipal de Palmas


Frota do transporte coletivo de Palmas utiliza tecnologia que reduz poluição e impacto ambiental

Ônibus possuem sistema Euro 6 que representa um marco para a mobilidade urbana e saúde ambiental da cidade

Em Palmas, a frota do transporte coletivo é composta por ônibus com tecnologia Euro 6, que é uma norma europeia adotada no Brasil como Proconve P8, desde 2023, e que estabelece limites mais rígidos para a emissão de poluentes pelos motores a diesel.

O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Walace Pimentel, reforça que a sustentabilidade é um dos princípios obrigatórios nas contratações públicas e é responsabilidade da gestão garantir práticas sustentáveis. “Quando contratamos ônibus com tecnologias mais limpas, colocamos em prática esse princípio legal e contribuímos para o desenvolvimento sustentável de Palmas.”

Tecnologia
Os veículos com padrão Euro 6 utilizam sistemas avançados que convertem os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e vapor d’água, reaproveitam parte dos gases de escape para reduzir a emissão de poluentes, como as fumaças pretas, e capturam as partículas sólidas emitidas pelos motores a diesel, reduzindo a emissão de fuligem e o menor impacto ambiental. “Na prática, isso significa ônibus mais silenciosos, menor consumo de combustível e uma queda expressiva nas substâncias que afetam a qualidade do ar e contribuem para problemas respiratórios”, explica o geógrafo, especialista em gestão ambiental, e secretário-executivo da Fundação Meio Ambiente, Wender Fernandes.

Fernandes reforça ainda que a tecnologia Euro 6, na frota do transporte coletivo de Palmas, é um marco importante para a mobilidade urbana e para a saúde ambiental da Capital. “A redução na poluição atmosférica ajuda a tornar o ambiente urbano mais saudável, especialmente para grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A expectativa é que, com a ampliação gradual da frota Euro 6, a cidade observe impactos positivos tanto na eficiência do sistema de transporte quanto na melhoria da qualidade do ar. O investimento reforça o compromisso do Município com um futuro mais limpo, moderno e sustentável”, completa Fernandes.

Texto: Elisangela Farias

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp