Fundação Cultural premia vencedores do 9ª Salão Palmense de Novos Artistas | Prefeitura Municipal de Palmas


Fundação Cultural premia vencedores do 9ª Salão Palmense de Novos Artistas

Solenidade aconteceu na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural, e revelou os campeões no Júri Técnico e no Júri Popular, com recorde de votações

A Prefeitura de Palmas realizou a solenidade de premiação do 9° Salão Palmense de Novos Artistas, concurso artístico promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) que teve seu ápice com a revelação da artista vencedora no Júri Técnico e dos três campeões no Júri Popular, que chegou ao recorde de 2.141 votos. O evento aconteceu na Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Capital, na noite da quinta-feira última, 6.

Esta nona edição contemplou 32 obras autorais de artes visuais dentro das áreas da aquarela, da arte digital, da colagem, do desenho, da escultura, da gravura, da pintura em tela ou das técnicas mistas. Na categoria Infantil (10 e 13 anos), sagrou-se vencedora, com a obra de técnica mista ‘Misa’, Patrícia Vitor Uchôa, de 13 anos. “Depois que comecei a desenhar personagens de animes que assisto, nunca mais parei, porque é o tipo de arte que gosto de fazer e vou seguir fazendo sempre”, pontuou. A vencedora na categoria Infantojuvenil (14 e 17 anos) foi Alice Ferreira Moura, de 14 anos, com a ‘Abacates valem mais que palavras’, obra de técnica mista. “Sinto que sou boa em fazer arte; e ser premiada mostra que outros acreditam nisto também”, disse a agora bicampeã do Salão Palmense.

Já na categoria Adulto (a partir de 18 anos), a obra de arte digital ‘Igreja da Independência’ foi a mais votada, levando Gutemberg Rapôso a ser premiado. “A arte tem este poder de nos libertar; e isto me ajudou muito a superar o que eu vivia”, celebrou. A definição da obra vencedora no Júri Técnico veio a partir da decisão de uma comissão de profissionais de artes visuais que analisou a criatividade, o domínio da técnica e a originalidade de cada peça. A campeã foi a pintura ‘Pensamentos’, de Eduarda Matias Mauriz de França Barros, de 17 anos. “Vencer no 9º Salão Palmense é um grande incentivo para eu criar mais quadros e buscar melhorar minhas técnicas. Estou bem feliz”, comemorou.

Premiações

As vencedoras nas categorias Infantil, Infantojuvenil e Júri Popular têm, como prêmio, o direito de realizar uma exposição coletiva no Salão de Exposições do Espaço Cultural; enquanto o vencedor na categoria Adulto, uma exposição individual no mesmo local. Já a campeã no Júri Técnico tem direito a uma exposição individual na Galeria Municipal de Artes do Nila.

A presidente da FCP, Luara Aquino, parabenizou os vencedores e participantes e enfatizou que o Salão Palmense cumpre uma das políticas culturais mais importantes, que é a do fomento a oportunidades a quem ainda não apresentou suas criações aos espectadores, “iniciativa que estimula novos artistas a se apresentarem no certame e, com isto, a Capital abre portas para conhecer diversos novos talentos das artes visuais, sendo o grande fomento o espaço expositivo aberto para as novas produções dos vencedores”.

Todos os 13 candidatos inscritos receberam um ‘Certificado de Participação’; e os quatro vencedores também o ‘Certificado de Campeã(o)’ e uma cesta com brindes. Para mais detalhes sobre as premiações, basta acessar o Edital nº 05/2025/FCP.

Texto: Marcus Mesquita

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp