Fundação Cultural recebe alunos da rede pública de Palmas no Museu Suçuapara com o ‘Programa de Educação Patrimonial’ | Prefeitura Municipal de Palmas
Fundação Cultural recebe alunos da rede pública de Palmas no Museu Suçuapara com o ‘Programa de Educação Patrimonial’
Estudantes da Escola Municipal Beatriz Rodrigues participam de atividade sobre a memória histórico-cultural da Capital
Uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio da Gerência de Patrimônio Cultural (Gepac) da instituição, o ‘Programa de Educação Patrimonial’ tem como objetivo aproximar os estudantes da história e da cultura da Capital. E na manhã desta sexta-feira, 24, cerca de 30 alunos do 4º ao 6º ano da Escola Municipal Beatriz Rodrigues vivenciaram esta experiência no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, no Parque Cesamar.
Na ocasião, os estudantes foram recebidos pela equipe da Gepac-FCP, que ministrou uma palestra sobre aspectos que marcaram a história e a cultura palmense. Na sequência, os participantes assistiram ao documentário ‘Teatro de Bonecos: Patrimônio Cultural do Brasil’, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e, por fim, prestigiaram a exposição ‘Palmas: Memória em Construção’, que revisita a formação da Capital por meio de fotografias, documentos, plantas arquitetônicas e outros objetos.
Pertencimento local
Para o gerente da Gepac-FCP, Antônio Filho, o ‘Educação Patrimonial’ busca despertar mais sentimento de pertencimento local nos alunos a partir da ampliação do saber deles sobre a cidade com palestras, depoimentos, filmes, documentários e visitas guiadas ao Museu e ao Arquivo Histórico de Palmas.
“Este Museu é patrimônio cultural tombado por ter abrigado a primeira sede da Prefeitura e da Câmara Municipal de Palmas. E estar aqui, conversar sobre a cultura da cidade, ver bem à frente parte da história da nossa Capital, tudo isto faz com que estes estudantes internalizem o que fez e faz Palmas ser Palmas, os aproximando ainda mais da cidade na qual vivem”, ressaltou.
Já de acordo com coordenadora pedagógica da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, Suely Beatriz Carneiro, a ação da FCP é extremamente significativa, pois aproxima, já desde a fase do Ensino Fundamental, os alunos da história e das tradições de Palmas. “Essas vivências despertam o orgulho cultural e ajudam a formar cidadãos mais conscientes e conectados com suas raízes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização da identidade local”, enfatizou.
Agendamento
Escolas e profissionais da educação que tenham interesse em participar do ‘Programa de Educação Patrimonial’ podem agendar uma visita ao Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos entrando em contato com a Gerência de Patrimônio Cultural da FCP por meio do telefone (63) 3212-7314 ou pelo e-mail patrimoniocultural.fcp@palmas.to.gov.br.
Localizado no Parque Cesamar, o Museu está aberto à visitação pública gratuita, sem agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Fernanda Sousa







Comentários estão fechados.