Grupo parlamentar Brasil-Israel elege presidente e vice na próxima terça-feira — Senado Notícias


O grupo parlamentar Brasil-Israel definirá seus integrantes e elegerá presidente e vice-presidente na terça-feira (28), às 14h. Será a primeira reunião do colegiado, agendada para acontecer na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa. Na ocasião, os parlamentares também vão discutir os termos do regulamento interno do colegiado. 

Instituído pela Resolução 35/2019, o serviço de cooperação interparlamentar tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países, bem como contribuir para a análise, a compreensão, o encaminhamento e a solução de problemas.  

O requerimento de criação foi assinado pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e pelo então senador Roberto Rocha, que concluiu o mandato em janeiro de 2023. No documento, eles observam que as relações entre os dois países são tradicionalmente marcadas pela cordialidade e por uma agenda bilateral positiva desde o estabelecimento do Estado de Israel, em 1947. Os parlamentares lembram que, naquela ocasião, o chefe da delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixador Osvaldo Aranha, apoiou a divisão da Palestina para a criação do Estado de Israel. Desde então, Brasil e Israel mantêm relações diplomáticas plenas nos níveis político e empresarial. Entre outras áreas, os autores do requerimento apontam que Israel “é um importante parceiro estratégico do Brasil nos setores de defesa e de ciência e tecnologia. O país é reconhecido também por sua excelência em biotecnologia, engenharia, tecnologia da informação e segurança cibernética”. 

A decisão de participar do grupo parlamentar cabe a cada congressista. Também já aderiram ao colegiado os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Alan Rick (União-AC), Damares Alves (Republicanos-DF), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (PSDB-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Plínio Valério (PSDB-AM), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rogério Marinho (PL-RN), e Professora Dorinha (União-TO), bem como deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp