Entre chamados de emergência e patrulhamentos diários, também há uma missão especial que movimenta a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP): salvar animais silvestres que acabam se perdendo em meio à cidade. Há 32 anos, desde a sua criação em 9 de fevereiro de 1993, a GMP não mede esforços para garantir a segurança tanto da população quanto da fauna local, tornando-se referência em resgates e manejo de espécies.
Somente em janeiro deste ano, os agentes resgataram nove animais silvestres, incluindo porcos-espinhos, uma das espécies mais comuns nas ocorrências. Ao longo de 2024, foram 94 resgates realizados. Segundo o gerente de fiscalização ambiental, Adalberto Antônio Bernardo, essa atuação é fruto de um trabalho iniciado ainda nos primeiros anos da corporação. “A Guarda foi criada em 1993 e, algum tempo depois, já começou a desempenhar um relevante serviço ao meio ambiente. Até hoje somos referência nesse trabalho de captura e manejo de animais silvestres dentro de Palmas e até mesmo no Tocantins”, explica.
Bernardo destaca que a localização privilegiada de Palmas, cercada por áreas verdes e rios, contribui para a presença constante de animais em ambiente urbano. “Com o excesso desses animais, eles acabam se deslocando para as residências, então há a necessidade de fazer o manejo e a captura para uma área adequada, dependendo da espécie”.
O gerente de fiscalização também ressalta a importância da conscientização da sociedade, que tem sido uma grande aliada da GMP nesses 32 anos de existência. “A sociedade já aprendeu, dado o nosso trabalho, não só pelo recolhimento, mas também pelo efeito pedagógico. As pessoas ligam quando veem um animal silvestre, até mesmo os peçonhentos, porque sabem que a guarda está pronta para atender. Isso contribui para uma harmonia entre os cidadãos e os animais em meio à cidade”, frisa Bernardo.
Parceria com a comunidade
Com três décadas de história, a GMP reforça que a colaboração da população é fundamental para a preservação ambiental e a segurança dos moradores. A corporação está disponível pelo telefone 153 para atender ocorrências envolvendo animais silvestres e emergências ambientais.
Texto: Luana Evangelista
Edição: Denis Rocha
A posse teve a presença ilustre do secretário Nacional do Esporte Amador, Educação, Lazer e…
Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira…
Autoridades recepcionados pelo prefeito são do Tocantins, Rio Grande do Sul e representantes de províncias…
Procon Municipal realiza Operação Comércio Consciente nesta quarta-feira, 5 Durante ação serão distribuídos exemplares do…
Inovação, sustentabilidade e empreendedorismo marcaram a premiação do Inova Cerrado – Módulo ideação. No evento,…
Região dos Aurenys recebe força-tarefa de limpeza da Prefeitura de Palmas Ação da Secretaria Municipal…