Entre chamados de emergência e patrulhamentos diários, também há uma missão especial que movimenta a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP): salvar animais silvestres que acabam se perdendo em meio à cidade. Há 32 anos, desde a sua criação em 9 de fevereiro de 1993, a GMP não mede esforços para garantir a segurança tanto da população quanto da fauna local, tornando-se referência em resgates e manejo de espécies.
Somente em janeiro deste ano, os agentes resgataram nove animais silvestres, incluindo porcos-espinhos, uma das espécies mais comuns nas ocorrências. Ao longo de 2024, foram 94 resgates realizados. Segundo o gerente de fiscalização ambiental, Adalberto Antônio Bernardo, essa atuação é fruto de um trabalho iniciado ainda nos primeiros anos da corporação. “A Guarda foi criada em 1993 e, algum tempo depois, já começou a desempenhar um relevante serviço ao meio ambiente. Até hoje somos referência nesse trabalho de captura e manejo de animais silvestres dentro de Palmas e até mesmo no Tocantins”, explica.
Bernardo destaca que a localização privilegiada de Palmas, cercada por áreas verdes e rios, contribui para a presença constante de animais em ambiente urbano. “Com o excesso desses animais, eles acabam se deslocando para as residências, então há a necessidade de fazer o manejo e a captura para uma área adequada, dependendo da espécie”.
O gerente de fiscalização também ressalta a importância da conscientização da sociedade, que tem sido uma grande aliada da GMP nesses 32 anos de existência. “A sociedade já aprendeu, dado o nosso trabalho, não só pelo recolhimento, mas também pelo efeito pedagógico. As pessoas ligam quando veem um animal silvestre, até mesmo os peçonhentos, porque sabem que a guarda está pronta para atender. Isso contribui para uma harmonia entre os cidadãos e os animais em meio à cidade”, frisa Bernardo.
Parceria com a comunidade
Com três décadas de história, a GMP reforça que a colaboração da população é fundamental para a preservação ambiental e a segurança dos moradores. A corporação está disponível pelo telefone 153 para atender ocorrências envolvendo animais silvestres e emergências ambientais.
Texto: Luana Evangelista
Edição: Denis Rocha
A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…
Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…
Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…