Polícia

Gurupi: PF realiza buscas conta suspeitos de contrabando de agrotóxicos

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 9, a “Operação Venenum”, que tem como objetivo investigar e combater o crime de contrabando de agrotóxicos ocorrido no sul do Tocantins. Cerca de 10 Policiais Federais cumprem dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Gurupi.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Ribeirão Preto/SP e Giruá/RS, e tem como objetivo apreender documentos e outras provas que possam confirmar os mandantes do crime, pessoas responsáveis efetivamente pela comercialização e distribuição dos produtos.

As investigações se iniciaram com a apreensão de uma carreta contendo 13 toneladas de agrotóxicos contrabandeados, na região de Gurupi, durante uma fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal.

Durante as diligências realizadas descobriu-se que o responsável pela contração do transporte da mercadoria residia na cidade de Ribeirão Preto/SP e que a mercadoria havia sido carregada em uma fazenda na região de Giruá/RS.

Além do cumprimento dos respectivos mandados de busca, foi determinado ainda o sequestro de bens dos envolvidos, na ordem de R$ 100.000,00 (cem mil reais), para possível reparação dos prejuízos causados ao meio-ambiente e ao Erário com a atividade ilícita, em caso de futura condenação.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de contrabando de agrotóxicos, previstos no artigo 334-A, do Código Penal e artigo 15 da Lei nº 7.802/89, cujas penas somadas podem chegar até 9 anos de reclusão. O nome da operação faz referência ao vocábulo “venenum” que em latim significa veneno.

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

PAHS completa dois anos promovendo acolhimento e proteção às mulheres do Judiciário tocantinense

Criado para fortalecer a rede de apoio às mulheres do Poder Judiciário do Tocantins, o…

19 horas ago

justiça garante a idosa cuidados hospitalares em casa, 24 horas

Em uma decisão nesta sexta-feira (18/7), a juíza de Direito Luciana Costa Aglantzakis, da Comarca…

20 horas ago

Esmat abre inscrições para curso sobre heteroidentificação racial e políticas afirmativas

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) está com inscrições abertas para o curso “Quem…

21 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza ação de conscientização sobre os Direitos da Mulher na Graciosa e Praia do Prata | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza ação de conscientização sobre os Direitos da Mulher na Graciosa e…

22 horas ago

reconhecida parentalidade socioafetiva de homem de 57 anos criado pelo ex-marido de uma tia, de 76 anos

O juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior homologou, nesta sexta-feira (18/7), pelo Centro Judiciário de…

23 horas ago