Nesta quarta-feira, 27, os idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Javaé, do Setor Morada do Sol, sul de Palmas, participaram de atividades recreativas e culturais no clube do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet). A ação faz parte do cronograma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O grupo, chamado Vida em Festa, reúne mais de 50 idosos a cada 15 dias para momentos de cultura, lazer, saúde e educação. O Cras Javaé, localizado dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Setor Morada do Sol, oferece semanalmente uma programação direcionada ao público idoso por meio do SCFV. “Hoje eles dançaram, tomaram banho de piscina, cantaram, tomaram café da manhã e almoçaram juntos. Esses momentos são muito importantes para que eles não se sintam sozinhos e estejam em movimento e integrados”, destacou a gerente do Cras, Joana Ribeiro.
A superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), Maria Cecília Marques, ressaltou que as agendas periódicas com os grupos de Fortalecimento de Vínculos são peça fundamental no atendimento realizado pelos Cras. “Todos os Cras de Palmas possuem esse serviço e estão de portas abertas para receber novos integrantes. Os idosos que desejarem participar de um grupo como este devem procurar o Cras e fazer a sua inscrição”, explicou.
Grupos de idosos
Os Grupos de Idosos dos Cras de Palmas são espaços que oferecem vivências conjuntas com atividades culturais, de lazer e esportivas para complementar o trabalho social realizado com as famílias, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, com caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Juliana Matos
1/1
Chegou a hora de botar a mão na massa. Após participarem de palestras, rodas de…
Do pioneirismo do eproc à Inteligência Artificial das serventias extrajudiciais e às ações que transformam…
Na próxima quarta-feira (22/10), profissionais da Justiça, da Saúde, da Assistência Social, pesquisadores(as) e demais…
Prefeitura de Palmas testa varredeira elétrica para modernizar limpeza urbana da Capital Gestão municipal busca…
O Tribunal do Júri da Comarca de Miranorte condenou o trabalhador rural Agnaldo Bernardes Fernandes,…
Prefeitura de Palmas recolhe cerca de 145 mil toneladas de entulho em 2025 Volume retirado…