Indicação de novo embaixador em Botsuana é aprovada na CRE — Senado Notícias


A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (22), a indicação do diplomata João Genésio para a chefia da embaixada brasileira em Botsuana. O relatório feito pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE) e apresentado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) destacou que, a despeito das modestas trocas bilaterais, o comércio com Botsuana amplamente superavitário para o Brasil.

— A corrente de comércio teve média nos últimos três anos de US$ 1,88 milhões. Exportamos especialmente instalações e equipamentos de engenharia civil, máquinas agrícolas e carne de aves — informou a senadora, ao ler o relatório.

Também foi destacado por Professora Dorinha Seabra que Botsuana é o segundo maior produtor mundial de diamantes, atrás só da Rússia. A descoberta de jazidas da pedra preciosa, junto com a estabilidade política, disse ela, possibilitou a Botsuana deixar de ser um dos países mais pobres do mundo para o ser dos mais prósperos da África.

Na sabatina, Genésio  destacou o crescimento sustentável que a nação africana tem apresentado, com seu produto interno bruto (PIB) crescendo 6,5% em 2022, com aumento estimado em 4,3% para 2023. Visando o incremento das trocas bilaterais, o diplomata pretende negociar a venda de aviões KC-390 e Super Tucano às forças de defesa botsuanesas. A análise da indicação de João Genésio segue para o Plenário do Senado.

botsuana.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp