Inteligência Artificial do Judiciário tocantinense é finalista do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública


O Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente (GiseLI), desenvolvido pelo Poder Judiciário do Tocantins, é finalista do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública. A premiação ocorrerá durante a 20ª edição do Congresso de Inovação do Poder Judiciário e Órgãos de Controle (Conip JUD 2025), de 27 a 29 de agosto, em Brasília (DF).

A lista de finalistas foi divulgada no dia 30 de junho, destacando o servidor Harly Carreiro Varão, da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf/TJTO), como gestor e representante do projeto. Também integram a equipe do GiseLI os servidores Luan Coelho de Souza (analista de API), Fernando Henrique Lima Soares e Fernando Barroso Noleto (desenvolvedores de sistemas extrajudiciais), além de Fernando Américo da Silva Brito (analista de sistemas).

“É um sentimento muito gratificante ter o trabalho de toda a equipe reconhecido. Acreditamos que a atividade extrajudicial tem um grande potencial de inovação, e a tecnologia é uma aliada essencial para gerar impacto positivo na vida do cidadão”, destacou Harly Varão.

A GiseLI é uma solução de inteligência artificial integrada ao sistema Gise, ferramenta digital da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), utilizada para o monitoramento e a gestão das atividades das serventias extrajudiciais do Estado. Ambos os sistemas foram desenvolvidos internamente pela equipe da Dtinf/TJTO. Para a diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal, Alice Setubal, a indicação nacional é motivo de orgulho, assim como foi com o Gise em 2023, também finalista da mesma premiação.

Os projetos selecionados serão avaliados por uma banca de jurados, em formato online, no dia 1º de agosto. Essa etapa definirá os vencedores do prêmio.

Sobre o Conip JUD

O Conip Judiciário e Controle faz parte do Congresso de Inovação do Poder (Conip), um espaço de discussão criado há mais de 20 anos para debater, inspirar tendências e apresentar estudos de caso de tecnologia em gestão pública de todo o Brasil. Um de seus principais objetivos é contribuir para a conscientização da necessidade de transformação da jornada dos operadores do Poder Judiciário e dos órgãos de controle, auxiliando no uso das melhores ferramentas e apresentando estudos de caso e tecnologias para maior fluidez nos processos.

Prêmio Conip

O Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública reconhece as melhores iniciativas que utilizam tecnologia da informação para promover inovação e melhorar os serviços públicos. Em 2025, a premiação contempla seis categorias, e o GiseLI concorre na área de Inteligência Artificial.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp