Judiciário do Tocantins entrega presentes da campanha Papai Noel dos Correios destinados a crianças acolhidas
O Natal de dezenas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou inseridos em famílias acolhedoras no Tocantins vai ter um brilho diferente neste ano. Eles ganharão o presente que sonharam, escolhido com carinho por magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário do Tocantins, que adotaram suas cartinhas na campanha Papai Noel dos Correios.
Na tarde desta quinta-feira (4/12), o Juizado da Infância e Juventude de Palmas realizou a entrega oficial dos presentes adotados.
Assim como na Capital, as comarcas de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Paranã e Porto Nacional também participam da campanha, que integra o Acordo de Cooperação Técnica nº 143/2024, firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ao todo, mais de 100 crianças e adolescentes acolhidos serão presenteados.
Esperança
As sacolas coloridas que começaram a deixar as unidades judiciárias carregam, além de brinquedos e roupas, esperança. As cartinhas, escritas pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, revelaram desejos simples e simbólicos, a exemplo de brinquedo e roupa nova.
Entre os participantes da campanha está a residente jurídica Patrícia Aguiar da Silva, do Juizado da Infância e Juventude de Palmas, que adotou a cartinha de uma criança de um ano. “Me senti privilegiada em poder ajudar. Ela (criança) não escreveu a cartinha, mas foi ajudada pelas cuidadoras. Pediu brinquedos e roupinhas. Eu me sinto muito privilegiada de participar desse projeto, de poder ajudar uma criança que precisa, especialmente nesse momento em que o apoio material, emocional e social faz tanta diferença”, afirmou.

O relato de Patrícia traduz o sentimento coletivo de quem abraçou a iniciativa, um ato que envolve cuidado e compromisso institucional.
Para o juiz coordenador da Infância e Juventude de Palmas, Adriano Gomes, a entrega dos presentes simboliza um propósito. “É gratificante trabalhar em um Tribunal que prioriza a infância. Além do aspecto processual, existe todo um envolvimento social. Nossas crianças e adolescentes acolhidos muitas vezes não têm alguém que possa chegar e oferecer esse carinho. A união dos servidores, que compraram as lembranças e atenderam à política do CNJ, leva um pouco de afeto a essas crianças. É uma alegria enorme.”
O magistrado, na oportunidade, agradeceu especialmente à equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude, em nome dos servidores João Anselmo Caldeira, Cleide Leite e Margarete Marques Beber, e celebrou a ampliação da ação para outras comarcas.

Distribuição dos presentes
O coordenador estadual da campanha Papai Noel dos Correios, Cristiano Ferreira da Silva, esteve no Juizado da Infância de Palmas para buscar os presentes que serão distribuídos aos abrigos.
“A campanha completa 36 anos. Começou com cartas enviadas ao Papai Noel e hoje conta com o apoio de vários órgãos e empresas. A parceria com o CNJ permitiu incluir as crianças em situação de acolhimento, que muitas vezes enfrentam condições menos favoráveis. Ampliamos este ano para várias cidades do estado, e isso fortalece muito o alcance da ação”, explicou.
As equipes dos Correios deverão iniciar as entregas ainda esta semana, levando às crianças acolhidas o presente que pediram na cartinha e o que mais desejam neste Natal: serem lembradas.



Comentários estão fechados.