Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco


A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana Paula Brandão Brasil, e a assessora da unidade, Cristiane Cirqueira Castro, representaram o Poder Judiciário do Tocantins na JESPJAM Nacional, Maratona de Inovação dos Juizados Especiais. O evento buscou desenvolver soluções criativas para o sistema judicial nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2025, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), em Recife (PE).

A indicação da magistrada foi feita pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, após convite do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A participação visa à imersão em um ambiente colaborativo para discutir e prototipar melhorias que tornem os serviços dos Juizados Especiais mais ágeis, eficientes e próximos do cidadão. A JESPJAM reúne magistrados e servidores de todo o país para repensar e modernizar a Justiça.

“Participar da JESPJAM 2025 é uma experiência enriquecedora, que fortalece o compromisso com a inovação no Judiciário. O evento promove a construção colaborativa de soluções para tornar os Juizados Especiais mais acessíveis, eficientes e alinhados às demandas da sociedade. É um espaço de troca, criatividade e transformação real”, afirmou a juíza Ana Paula Brandão Brasil.

A programação da maratona se estendeu por três dias intensos de trabalho. Os participantes passaram por todas as etapas de desenvolvimento de um projeto inovador, desde a identificação de problemas e dificuldades até a pesquisa de campo, análise de dados e criação de personas, perfis que representam os usuários do sistema.

O evento também incluiu atividades práticas, como a ideação de soluções, construção de storyboards (roteiros visuais), modelagem e desenvolvimento de protótipos. Ao final, as equipes apresentaram suas propostas em um pitch (apresentação curta e direta) para uma banca avaliadora, com premiação para os projetos de maior destaque.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp