Judiciário levará mais de 50 audiências de conciliação e serviços de cidadania a Miracema


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), parceiro do projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, designou 53 audiências de conciliação a serem realizadas entre os dias 1º e 5/9/2025, com mediadores(as) credenciados(as) pelo Judiciário tocantinense. A ação reúne instituições públicas e privadas em prol da garantia de direitos e do bem-estar de crianças.

As audiências de conciliação irão ocorrer no Fórum da Comarca e envolvem processos que tratam de alimentos, divórcio e investigação de paternidade. A ação faz parte do portfólio de serviços que o Judiciário irá oferecer na edição inaugural do projeto, que começará no próximo sábado (30/8), em Miracema do Tocantins. Do Tribunal de Justiça, integrarão a caravana projetos que já estão em execução.

Programação 1º encontro em Miracema

Atendimentos jurídicos
No dia 30/8, no Colégio Tocantins, em Miracema, o Judiciário prestará atendimentos jurídicos com o juiz Marco Antônio Silva Castro, coordenador do Cejusc/Miracema e juiz auxiliar na Vara de Família, Sucessões e Infância e Juventude da comarca, além de servidores que atuam nas áreas da Família. Este atendimento será na sala 5.

Já o atendimento para consulta de andamento processual e novas demandas ocorrerá na sala de aula 2. No mesmo local, acontecerão os atendimentos do “Projeto Registre-se!”, ação dedicada à emissão gratuita de certidões de nascimento à população socialmente vulnerável.

DNA gratuito
Na sala de aula 3, vão ocorrer os atendimentos do projeto “Pai Presente”, que promove gratuitamente o reconhecimento da paternidade biológica ou socioafetiva. A ação inclui a entrega de formulário e divulgação, para as mães, do modelo de indicação de paternidade para posterior judicialização. Caso o suposto pai esteja presente, será realizado exame de DNA gratuito na hora.

Oficinas
Na sala de aula 4, serão oferecidos conteúdos educacionais, como oficinas e palestras com temas de círculo de construção de paz (justiça restaurativa); capacitação da rede de apoio (professores, agentes de saúde e gestores) sobre violência contra a mulher; e divulgação de acesso ao curso sobre endividamento.

Palestra
A palestra “Saúde Mental na Primeira Infância”, também a cargo do Judiciário, será sediará no auditório do colégio.

Encontros regionais da aliança

Encabeçada pelo TCE-TO, a ação “Aliança pela Primeira Infância” tem como parceiros, além do TJTO, o Ministério Público (MPTO), a Defensoria Pública (DPE), o Poder Executivo estadual, por meio das secretarias da Saúde (SES), da Educação (SEDUC), do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS), da Cidadania e Justiça (SECIJU), da Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar (PM), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Depois de Miracema, os próximos municípios-polo do projeto são: Guaraí (13/9), Dianópolis (20/9), Gurupi (27/9), Araguatins (4/10), Araguaína (18/10) e os demais 133 municípios no Dia D, em 29 de novembro.

O projeto tem como público-alvo os gestores municipais, conselheiros municipais, articuladores locais, coordenadores da Atenção Primária e técnicos responsáveis pela inserção dos dados nos sistemas de informação dos indicadores sociais, entre outros.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp