Judiciário também dá adeus a Siqueira Campos
Integrantes do Poder Judiciário foram dar o adeus ao ex-governador José Wilson Siqueira Campos , logo no começo da manhã desta quinta-feira (5/7), no Palácio Araguaia, em Palmas, onde acontece o velório.
O diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas – atual decano da Corte de Justiça -, representando o Poder Judiciário, foi o primeiro a chegar ao Palácio Araguaia para prestar homenagem ao criador do Estado. Durante o velório, o desembargador ressaltou a relação de respeito e também de diálogo interinstitucional de Siqueira Campos com Judiciário tocantinense. Marco Villas Boas lembrou que o ex-governador costumava dizer que era o primeiro magistrado do Tocantins, fazendo uma referência especial ao Poder Judiciário.
Poder de reparar desigualdades
“Aquele Poder que tem condições de reparar desigualdades, de implementar desenvolvimento social através das suas decisões, de dar equilíbrio jurídico, segurança jurídica para o funcionamento das demais instituições, de modo que o Judiciário sempre foi prestigiado por ele”, ressaltou o desembargador, acrescentando ainda que a reverência é especial já que o estado “nasceu dos arroubos e valentias de um desembargador português, Joaquim Teotônio Segurado, que deixou a marca histórica e que ele (Siqueira Campos) valorizava.”
Segurança jurídica
O desembargador afirmou ainda que era desejo do ex-governador que decisões judiciais fossem sempre cumpridas. “Tiveram muitas ações e políticas públicas questionadas nas barras dos tribunais, muitas vezes foram vitoriosas, outras vezes, o Judiciário teve que dar sua decisão, mas que também foi focada e voltada para a segurança jurídica e para o benefício do povo do Tocantins”. Também estiveram no velório os desembargadores (as), Helvécio de Brito Maia Neto (vice-presidente do TRE), Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini (corregedora-geral de Justiça), Pedro Nelson Miranda Coutinho. O desembargador aposentado, Luiz Gadotti, que mesmo tendo sofrido um AVC tempos atrás, também esteve no local e estava muito emocionado.
Juízes lamentam perda
Representando os magistrados do Tocantins, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado Tocantins (Asmeto), Odete Almeida, destacou a presença forte do ex-governador para a Magistratura. “O governador Siqueira Campos foi o sócio honorário n°01 da Asmeto, o que muito nos trouxe alegrias e honra! Sempre foi um incentivador da Associação, razão pela qual lhe rendemos as mais sinceras homenagens, externando o nosso respeito a este grande homem: ícone do Estado do TO!”
Relações institucionais
A relação de respeito do Poder Judiciário com o Poder Executivo também foi ressaltada pelo ex-deputado estadual e filho de Siqueira Campos, Eduardo Siqueira Campos. Muito emocionado, ele disse que a Constituição estabelece, Executivo, Legislativo e Judiciário e que nem um Poder faz nada sem o outro.
“Ele (Siqueira Campos) teve o Poder Judiciário não como aliado, porque a Justiça não se alia a ninguém, ela se alia às causas. E a nossa causa do Tocantins teve no Poder Judiciário um dos seus três pilares. A minha gratidão a todos os desembargadores, aos que já foram e àqueles que estão por vir porque são gerações que estão chegando, que não vão mais conviver com ele, mas vocês que conviveram poderão dizer aos filhos e netos que estiveram aqui, então, recebam o que ele sempre me pediu, quem agradece somos nós. O dia de hoje é de gratidão.”
Comentários estão fechados.