Categories: Estado

Judiciário tocantinense promove ações de enfrentamento à violência doméstica durante o “Agosto Lilás”


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemsvid), aderiu mais uma vez, a Campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, durante todo este mês, promove ações educativas em todos os municípios tocantinenses.

Estão previstas ações sociais, caminhadas, palestras, blitz e veiculação de mídia informativa, nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína, Augustinópolis, Paraíso do Tocantins, Dianópolis. Além disso, os prédios do Poder Judiciário vão ficar iluminados com a cor lilás – que simboliza a luta e a resistência das mulheres na busca por seus direitos.

As atividades serão realizadas pela Cemsvid em parceria com secretarias de Assistência Social e de Saúde municipais e também a Secretaria Estadual da Mulher.

Coordenadora do Cemsvid, a juíza Cirlene de Assis, reforça a importância do Agosto Lilás para conscientizar a população e, consequentemente, reduzir os crimes de violência doméstica. “A violência contra a mulher é um problema grave em todo o mundo, e a Campanha Agosto Lilás busca aumentar a conscientização e envolver toda a sociedade na luta contra essa violência”.

A Lei Federal 14.448/2022 institui agosto como o mês de proteção à mulher, destinado à conscientização pelo fim da violência doméstica.

Justiça pela Paz em Casa
Ainda dentro da programação do “Agosto Lilás” será realizada a 24ª edição da Semana Nacional Justiça Pela Paz em Casa, entre os dias 14 e 18 de agosto. Promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para acelerar os trâmites dos processos relacionados à violência de gênero.

Segundo informações do Cemsvid, magistrados e magistradas de todas as comarcas já foram informados sobre as datas e também dos processos pendentes de julgamento, tanto os relacionados à violência doméstica quanto a feminicídio, para que possam manifestar adesão e apresentar planejamento das ações. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Audiência pública virtual para definir metas de 2026 feita pelos Tribunais de Justiça da Região Norte do Brasil recebe manifestações populares

A publicidade de casos de Tribunal do Júri envolvendo feminicídio, a ampliação do uso de…

44 minutos ago

Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Fiscalização flagra motocicleta com placa adulterada em Palmas Condutor foi conduzido à delegacia após flagrante;…

51 minutos ago

Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas Capacitação…

1 hora ago

Equipes recebem uniformes para participar da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado | Prefeitura Municipal de Palmas

Equipes recebem uniformes para participar da Superliga das Américas 2025 de Vôlei Adaptado Idosos do…

2 horas ago

Ministro Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos

Ministro Zanin transforma prisão preventiva de Siqueira Campos em domiciliar após infarto. Nesta terça-feira (8),…

2 horas ago

Especialistas nacionais debatem inovação e produtividade em evento do Sebrae Tocantins | ASN Tocantins

Com o tema Tração: a produtividade e inovação que faz o seu negócio andar, o…

2 horas ago