Categories: Estado

Judiciário tocantinense promove ações de enfrentamento à violência doméstica durante o “Agosto Lilás”


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemsvid), aderiu mais uma vez, a Campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, durante todo este mês, promove ações educativas em todos os municípios tocantinenses.

Estão previstas ações sociais, caminhadas, palestras, blitz e veiculação de mídia informativa, nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína, Augustinópolis, Paraíso do Tocantins, Dianópolis. Além disso, os prédios do Poder Judiciário vão ficar iluminados com a cor lilás – que simboliza a luta e a resistência das mulheres na busca por seus direitos.

As atividades serão realizadas pela Cemsvid em parceria com secretarias de Assistência Social e de Saúde municipais e também a Secretaria Estadual da Mulher.

Coordenadora do Cemsvid, a juíza Cirlene de Assis, reforça a importância do Agosto Lilás para conscientizar a população e, consequentemente, reduzir os crimes de violência doméstica. “A violência contra a mulher é um problema grave em todo o mundo, e a Campanha Agosto Lilás busca aumentar a conscientização e envolver toda a sociedade na luta contra essa violência”.

A Lei Federal 14.448/2022 institui agosto como o mês de proteção à mulher, destinado à conscientização pelo fim da violência doméstica.

Justiça pela Paz em Casa
Ainda dentro da programação do “Agosto Lilás” será realizada a 24ª edição da Semana Nacional Justiça Pela Paz em Casa, entre os dias 14 e 18 de agosto. Promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para acelerar os trâmites dos processos relacionados à violência de gênero.

Segundo informações do Cemsvid, magistrados e magistradas de todas as comarcas já foram informados sobre as datas e também dos processos pendentes de julgamento, tanto os relacionados à violência doméstica quanto a feminicídio, para que possam manifestar adesão e apresentar planejamento das ações. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO participa da posse da XVIII Comissão do Fonavid como representante da Região Norte

A juíza coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal…

7 horas ago

projetos no Senado avançam na pauta educativa — Senado Notícias

A data de 24 de janeiro foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como…

8 horas ago

Município de Palmas reforça manutenção da iluminação pública nas regiões norte e sul da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Município de Palmas reforça manutenção da iluminação pública nas regiões norte e sul da cidade…

8 horas ago

Abertas inscrições para mestrados e doutorado ofertados pela Esmat e UFT

Quem está de olho em dar um próximo passo na formação acadêmica já pode se…

9 horas ago

Educação de Palmas organiza custeio da energia e simplifica rotina das unidades educacionais | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas organiza custeio da energia e simplifica rotina das unidades educacionais Medida garante…

9 horas ago

MEIs têm até 31 de janeiro para voltar ao Simples e evitar aumento de custos em 2026 | ASN Tocantins

Os microempreendedores individuais (MEIs) excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar…

9 horas ago