Judiciário tocantinense promove série de ações visando o cuidado à saúde da mulher nesta quinta-feira (26)


Com a proposta de cuidar da saúde da mulher de maneira integral, o Poder Judiciário tocantinense, promoveu, ao longo da tarde desta quinta-feira (26/10), diversas ações estimulando a atenção às necessidades física, mental e social, em alusão ao Outubro Rosa. A programação ocorreu no Fórum da Comarca de Palmas e as servidoras puderam contar com serviços como: terapias integrativas, aplicação de reiki e microfisioterapia, além de um talk show com o tema “Saúde Feminina”.

Ministrada pela médica ginecologista Luciana Reis, o talk show foi um momento de abordagem sobre os cuidados essenciais que as mulheres devem tomar com a saúde. As servidoras sanaram dúvidas sobre o câncer de mama; autoexame; papanicolau; ultrassonografia; mamografia; menopausa; alimentação; saúde física no geral, entre outros.

“Não podemos pensar só no câncer, mas também no que posso fazer para melhorar do ponto de vista da saúde feminina, em termos de alimentação, atividade física e várias outras coisas. E essa ação é muito importante para trazer esse conhecimento para as servidoras”, frisou a ginecologista.

Após o final do Talk show, o Espaço Saúde do Fórum da Comarca abriu as portas para aplicação de reiki e microfisioterapia para as mulheres. Além disso, simultaneamente, na sala de testemunhas, foram realizadas terapias integrativas, como: auriculoterapia, terapia craniana de relaxamento e automaquiagem. 

Jaqueline dos Santos é técnica judiciária na Vara de Execução Fiscal e aproveitou o momento para fazer terapia craniana: “Foi um momento de relaxamento. Eu gostei bastante. Consegui relaxar, tirar esse momento pra ficar bem”, afirmou a servidora, ressaltando que o momento impacta positivamente nas atividades laborais. “É um impacto positivo, pois a gente faz essa pausa, se restabelece e retorna ao trabalho mais tranquila”.

A fisioterapeuta do Espaço Saúde, Hozana Lemos, comandou o momento de aplicação do Reiki, que, segundo ela, trabalha o autoconhecimento, o despertar do meio interior, a partir de técnicas simples de canalização de energia de luz.“Temos esse foco no trabalho mais preventivo, no autocuidado, em ajudar a pessoa a conseguir encontrar formas de se autorregular, de se autoajudar. Trouxemos para esse dia práticas integrativas em práticas não medicamentosas, para que possamos orientar, proporcionar a essas mulheres a vivência dessas práticas e, assim, elas levarem para a vida”, lembrou a fisioterapeuta. 

Hozana Lemos comandando aplicação de Reiki com servidoras ,no Espaço Saúde do Fórum da Comarca de Palmas / Foto: Elias Oliveira

Avaliação oftalmológica

E a programação ainda não acabou. Nesta sexta-feira (27), a partir das 13 horas, no Espaço Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), as servidoras poderão desfrutar de uma ação voluntária com técnicos de oftalmologia, que irão realizar avaliações com um autorefrator. Com o teste de refração ocular é possível detectar distorções, como por exemplo, miopia, astigmatismo e hipermetropia.



FONTE

Comentários estão fechados.