Juiz da Comarca de Arraias participa de lançamento de coletânea de textos produzidos pelos reeducandos


O juiz de Direito da Comarca de Arraias, Márcio Ricardo Ferreira Machado, participou, nesta semana, do evento da Polícia Penal de Arraias, para o lançamento de uma coletânea de textos produzidos pelos reeducandos. 

Na oportunidade, o magistrado destacou em números o resultado do trabalho realizado pelo Sistema de Justiça local (Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum da Comarca e Polícia Penal).

Ressaltou ainda que Arraias vai na contramão dos altos índices de violência no Brasil: “O Brasil é um país violento, com mais de 100 homicídios diários. Arraias, por sua vez, teve um homicídio nos últimos dois anos, e mais de três meses sem um furto sequer. Os índices de criminalidade dos municípios de Conceição e Combinado, reduziram 80% no primeiro ano em que passaram a integrar a Comarca de Arraias. Isto porque o sistema judiciário está presente, com um trabalho integrado e efetivo trazendo segurança e paz social, que nenhuma outra cidade do mesmo porte possui.” 

Além disso, o magistrado destacou uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), de julho deste ano, o qual afirma que o índice de reincidência nacional é de 70% e comparou com os índices do município. “Em Arraias de 1995 até 2023, período em que iniciamos projetos voltados aos reeducandos, a reincidência é de 2,1%.”

Presentes na ação

Estiveram presentes na ação, o Secretário de Estado da Educação, jornalista e poeta Tião Pinheiro, o Prefeito de Arraias Hermam Gomes de Almeida, o Diretor da Unidade Prisional Regional de Arraias-TO Myller Bispo de Assis, a Diretora da Universidade Federal do Tocantins campus Arraias, professora doutora Adriana Demite Stephani, professor doutor Sérgio Jacinto Leonor, representantes da Secretaria Estadual de Educação, vereadores, além da população local.



FONTE

Comentários estão fechados.