Juízes do TJMA visitam o NAPsi para conhecer o trabalho de saúde mental realizado pelo Judiciário do Tocantins


Com o intuito de conhecer o trabalho de saúde mental realizado pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu na última semana, a visita dos magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Douglas Lima da Guia e Ticiany Gedeon Maciel Palácio.

Na ocasião, os magistrados percorreram as dependências físicas do Núcleo e conheceram a proposta terapêutica e psicoterapêutica ofertada aos magistrados (as) e servidores (as) do judiciário tocantinense, que atua com vistas à preservação e promoção da saúde psicoemocional da força de trabalho.

Inaugurado no dia 20 de novembro de 2020, em meio à pandemia, o NAPsi foi inspirado no modelo já consolidado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e tem, dentre os seus fundamentos basilares, a procura espontânea, o sigilo absoluto, a privacidade e a universalidade, funcionando em ambiente distinto e separado das atividades laborais.

“Conhecer o trabalho dos profissionais que compõem o NAPsi do TJTO permitiu ver em concreto a ideia que já possuía sobre a necessidade dos TJs de investirem no cuidado da saúde mental de nossos magistrados e servidores. O Núcleo, implantado pouco antes da pandemia, nunca parou desde esse período, demonstrando que a mesa diretora do TJTO, com sua visão administrativa e humana, esteve preparado para esse momento tão difícil da humanidade. Saí encantada com tudo que vi e desafiada a encaminhar a ideia de implantação de um NAPsi no TJMA. Que essa boa prática seja divulgada e que a compreensão que saúde inclui o aspecto físico e mental do ser humano seja cada vez mais uma realidade comum no serviço público e privado. Parabéns à Presidente do TJTO e todos os demais envolvidos”, disse a juíza Ticiany.

Durante a visita, a psicóloga do Núcleo, Bárbara Khristine, reforçou a importância deste serviço no âmbito do Judiciário, considerando o cenário atual de pós-pandemia e os dados estatísticos de adoecimentos registrados nos últimos anos. Também psicólogo do NAPsi, Sérgio Baggio, frisou que o espaço do Núcleo é destinado a todos os magistrados e servidores do Estado, onde as intervenções ocorrem nas modalidades presenciais e telepresenciais. 

Na oportunidade, os magistrados tiraram dúvidas e se inteiraram do funcionamento e das práticas/atividades realizadas no Núcleo.

NAPsi

Criado pela Resolução Nº 27 e a Instrução Normativa Nº 4, de 15 de setembro de 2022 que regulamenta as atribuições de cada área profissional e as rotinas de trabalho desenvolvidas na unidade, o NAPsi é composto por profissionais capacitados tecnicamente para atuar no âmbito da saúde mental e tem na sua equipe servidores da área administrativa e profissionais especializados das áreas de psicologia, serviço social e psiquiatria.

A proposta do Núcleo tem como premissa o acolhimento e a valorização do usuário em espaço terapêutico humanizado, assegurando a privacidade dos servidores e magistrados e das informações e diagnósticos.

Presenças

Acompanharam os magistrados do TJMA, Douglas Lima da Guia e Ticiany Gedeon Maciel Palácio; os psicólogos do NAPsi, Bárbara Khristine Alvares de Moura Carvalho Camargo; Sérgio Baggio; Tássio de Oliveira Soares; Ana Beatriz Dupré Silva e Janaína Rodrigues Araújo que apresentaram toda justificativa para sua criação e atividade desempenhadas pela equipe multidisciplinar e administrativa, compostas por Ludiele Peer e Luana Paniago também presentes na ocasião.



FONTE

Comentários estão fechados.