júri condena jovem acusado de tentativa de homicídio contra travesti em Carrasco Bonito
Em sessão nesta terça-feira (29/7), o Tribunal do Júri da Comarca de Augustinópolis condenou Rodrigo Avelino Barros, de 20 anos, pela tentativa de homicídio com duas facadas que atingiram a região dorsal do travesti José Santos Lima, de 63 anos, no dia 1º de abril de 2024.
Conforme o processo, o réu e a vítima estavam juntos no município de Carrasco Bonito, quando uma discussão levou ao ataque. José Santos Lima foi socorrido e passou por cirurgia devido à gravidade dos ferimentos. O agressor fugiu, mas foi encontrado e preso em seguida.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença considerou a materialidade e a autoria do crime tentado e manteve a qualificadora de recurso que dificultou a defesa da vítima. Com a decisão, a sentença proferida pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, que presidiu o julgamento, fixou a pena final em 9 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão, em regime fechado, por tentativa de homicídio qualificado.
Ao fixar a pena, o juiz levou em conta, entre outros aspectos, a culpabilidade de Rodrigo, que atingiu órgãos internos da vítima, sua conduta social e as consequências do ataque, já que a vítima, que possui mais de 60 anos, ainda utiliza uma sonda.
O juiz determinou a execução imediata da pena de Rodrigo Avelino Barros, com a expedição da guia de execução provisória, ao ressaltar que a soberania das decisões do Tribunal do Júri justifica a medida, independentemente do total da pena aplicada. A prisão preventiva do réu foi mantida para garantir a ordem pública, dada a gravidade do crime e as ameaças de morte constantes direcionadas à vítima.
Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.
Comentários estão fechados.