JUS em Ação chega a Novo Acordo com diálogo, cuidado em saúde e valorização do corpo funcional
“Estamos aqui para aproximar, escutar e apoiar”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ao abrir o encontro com servidores da Comarca de Novo Acordo, na manhã desta segunda-feira (3/11), durante a passagem da caravana do JUS em Ação pelo município.

A programação do JUS na comarca, que conta com 16 servidores, começou olhando para dentro, com foco no fortalecimento de vínculos e no compromisso com o bem-estar de quem constrói a Justiça todos os dias.
“Quando idealizamos o JUS, pensamos em começar pelas comarcas de entrância inicial. O Poder Judiciário é um só e todos fazem parte desse todo. Vocês atendem, orientam e constroem a Justiça com as próprias mãos”, afirmou a presidente.
O coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges/TJTO), Renato Alves, reforçou o propósito da ação, que é cuidar das pessoas e atender a comunidade. Ele lembrou que a dimensão do Tribunal de Justiça e a alta demanda muitas vezes dificultam esse cuidado na rotina. “Hoje o olhar está voltado para vocês”, destacou.

Saúde e presença
Pela manhã, o Fórum se transformou em espaço de pausa e cuidado. A ginástica laboral, conduzida pelas fisioterapeutas Hozana Lemos e Sandra Carvalho, despertou o corpo e abriu espaço para a conversa sobre saúde.
O médico Flávio Cavalcante e o enfermeiro Bruno Ribeiro Rocha apresentaram o panorama dos exames realizados pelo Projeto de Prevenção em Hipertensão, Diabetes e Doenças Vasculares, com dados importantes para o acompanhamento da saúde dos servidores.
O psiquiatra Wordney Camarço trouxe reflexões sobre rotina, trabalho e equilíbrio emocional, em uma fala que reconheceu desafios e orientou caminhos possíveis para ambientes de convivência mais saudáveis.
O momento “Chás e Meditação” trouxe delicadeza ao encontro, com um convite ao cuidado pequeno e constante, feito de pausas, respiração e presença.

Durante a tarde, os serviços de saúde continuam sendo oferecidos, com atendimentos e orientações individualizadas na área de psicologia, psiquiátrica e médica, além de workshop prático de ergonomia.
Reconhecimento que fortalece
Ainda pela manhã, o JUS em Ação contou com momento de homenagem a servidores(as) e magistrados(as) com mais tempo de atuação na Comarca, um gesto simbólico, porém profundo, de valorização da trajetória e da dedicação ao serviço público.
A diretora de Gestão de Pessoas, Paula Maia fez a leitura dos nomes dos homenageados: Aurelio Alves de Castro, Domingos Alves Gloria, Eliana Aparecida do Nascimento Mendonça Brito, Fernanda Gloria Amaral, Gustavo Henrique Leite Dias, Jamisson Silva Santos, José Coelho Neto, José Humberto Barbosa Coelho e Wander Ferreira Marinho, além da juíza diretora do Fórum, Aline Bailão Iglesias.
“Gostaria de parabenizar a presidente por essa ação. Vocês nem imaginam o tanto que isso é importante dentro do Judiciário. Por isso, agradeço e parabenizo a presidente. Me sinto valorizado. Esse projeto fortalece o Judiciário e a comunidade onde a gente trabalha”, disse o oficial de justiça José Coelho Neto, que atua na comarca desde a sua instalação.



Comentários estão fechados.