Categories: Estado

Lançado hoje em sua 4ª edição, projeto Foco no Fogo visa combater queimadas irregulares no Tocantins


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou, nesta terça-feira (23/5), o projeto Foco no Fogo, que chega a sua quarta edição com o objetivo de trazer discussões ambientais para reduzir as queimadas no estado. O evento ocorreu na ala norte do Palácio Araguaia, em Palmas, e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa e várias autoridades. O Tribunal de Justiça foi representado pela vice-presidente, desembargadora Ângela Prudente, que também é presidente da Comissão de Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (PLS/PJTO).

Durante o evento, foi assinado pelo governador o Termo de Execução Descentralizada para contratação e aparelhamento de brigadistas. Para isso, a Semarh, via Recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos, está repassando R$ 1,3 milhão para o Corpo de Bombeiros, que fará a seleção e distribuirá os contratados em oito unidades da corporação. Segundo Wanderlei Barbosa, o projeto vem somar com ações que já acontecem no Tocantins, para evitar os grandes índices de queimadas. 

O projeto Foco no Fogo, lançado em 2020, tem a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. Essa ação é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo.

Homenagem

No início do evento de lançamento da 4ª edição do projeto Foco no Fogo foi pedido um minuto de silêncio em memória do procurador de justiça José Maria da Silva Júnior, que faleceu no último dia 9/3 e era um grande parceiro da pauta ambiental no estado do Tocantins.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

17 horas ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

2 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

2 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

2 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

2 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

2 dias ago