Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano


Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira (6/2), no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Dentre as principais deliberações, estavam a realização do VI Seminário de Gestão Socioambiental e a aprovação do evento em comemoração ao Dia Mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, celebrado em 1º de março, a ser realizado em 7 de março, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Comandado pela presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (CGPLS/TJTO), desembargadora Ângela Prudente, o encontro trouxe ainda outra importante deliberação: a aprovação do Plano de Trabalho da Rede TO Sustentável para 2026.

“A aprovação do nosso Plano de Trabalho para 2026 marca o início de um ciclo de grandes realizações, como a construção do VI Seminário de Gestão Socioambiental. Com o apoio da Cogersa e o engajamento das instituições que compõem a Rede TO Sustentável, estabelecemos metas claras para uma gestão cada vez mais eficiente, sempre pautados pela integração e pelo diálogo. Nosso objetivo é consolidar uma atuação colaborativa entre as instituições, garantindo que as metas socioambientais saiam do papel e transformem a realidade da gestão pública no Tocantins”, disse a presidente da CGPLS, desembargadora Ângela Prudente.

Seminário

Realizada pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com apoio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), a 6ª edição do seminário terá como tema “Sustentabilidade como valor institucional: desafios ambientais e caminhos para o futuro”. O evento terá formato híbrido e reunirá especialistas nacionais para debater gestão ambiental, clima, economia circular e governança sustentável no setor público. Está previsto para junho de 2026, no auditório do TJTO, em Palmas.

A agenda do seminário inclui palestra magna sobre sustentabilidade como diretriz para o setor público, painéis sobre mudanças climáticas e justiça social, além de discussões sobre logística reversa e mercados de carbono. A iniciativa busca ampliar o diálogo entre instituições e sociedade, estimulando soluções inovadoras para a gestão socioambiental e o fortalecimento de políticas públicas sustentáveis.

Rede TO Sustentável

A Rede TO Sustentável foi formalizada por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 10/2024 e reúne órgãos do sistema de Justiça, instituições públicas, universidades e entidades parceiras com o objetivo de promover cooperação técnica, intercâmbio de experiências e execução de ações conjuntas voltadas à sustentabilidade. O plano aprovado organiza o calendário de 2026 com iniciativas como campanhas solidárias, ações em datas ambientais, capacitações, estudos técnicos sobre a valorização do trabalho de catadores e o fortalecimento de projetos de coleta seletiva e economia circular.

Integram a Rede representantes do TJTO, por meio da CGPLS e da Cogersa; Governo do Estado do Tocantins, representado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Município de Palmas-TO, representado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA); Ministério Público do Estado do Tocantins (MPETO); Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO); Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPETO); Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pesca e Aquicultura/TO (Embrapa); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S.A.; Serviço Social do Comércio (Sesc); e Universidade do Tocantins (Unitins).

 

⏹MACRODESAFIO
Promoção da Sustentabilidade



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp