Mobilidade Urbana de Palmas identifica queda no número de infrações de trânsito envolvendo celular | Prefeitura Municipal de Palmas


Mobilidade Urbana de Palmas identifica queda no número de infrações de trânsito envolvendo celular

Dados analisados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana correspondem ao período de janeiro a agosto deste ano

O número de ocorrências relacionadas ao uso do celular ao volante em Palmas chegou a 660 registros, segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) com base nos autos eletrônicos. O levantamento abrange o período de janeiro a agosto deste ano e, embora alto, representa uma queda se comparado à quantidade de infrações registradas no mesmo período do ano passado, que chegaram a 685.

Os dados evidenciam uma necessidade de maior conscientização dos condutores no trânsito. De acordo com a gerente de Recursos e Processamento de Infrações da Semob, Aryadine Pires, é importante que o condutor entenda que basta um segundo de distração para que ocorra um acidente. “Seja falando ao telefone, segurando o aparelho ou manuseando mensagens, o motorista coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a de todos ao seu redor”, afirma.

A recomendação da Semob é que, em caso de urgências ao telefone, o motorista estacione em local seguro antes de utilizar o celular, pois no trânsito toda a atenção deve estar voltada à direção.

Legislação

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que utilizar, falar e manusear o telefone são situações diferentes, com penalidades distintas. Falar ao celular enquanto dirige, mesmo com fones de ouvido, configura infração média, sujeita a quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16. 

Já manter o aparelho em uma das mãos ou manuseá-lo ao volante são condutas classificadas como infrações gravíssimas, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47, cada.

Texto: Samuel Cunha, estagiário sob a supervisão de Abelson Ribeiro.

Edição: Iara Cruz



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp