Categories: Estado

moradores de Mateiros recebem serviços e cidadania na 1ª manhã de ação conjunta do Judiciário


Meio século de vida em comum e com a união matrimonial oficializada há seis anos pelo casamento comunitário realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJTO) em 2019, o casal Maria Helena, 69 anos, e Adão Rocha Braga, 77, voltam a receber novos serviços do Judiciário tocantinense, em Mateiros, na região do Jalapão.

Até a quarta-feira (22/10) além de Mateiros, a população dos municípios de São Félix do Tocantins e comunidades quilombolas da região serão beneficiadas com os serviços de acolhimento e cidadania levados pela ação institucional “Justiça Cidadã no Cerrado”, coordenada pela Seção Judiciária da Justiça Federal no Tocantins, em parceria com diversas instituições. O TJTO participa com o  mutirão Pop Rua Jud, em  sua 2ª edição neste ano e a 3ª geral no Estado.

A iniciativa leva atendimentos essenciais, como saúde, documentação e orientação jurídica a populações vulneráveis em regiões distantes.

“Hoje para nós é muito gratificante, porque ganhamos mais vida quando tiramos uma hora para fazer algo que nos desvia da rotina”, celebrou Adão, que já participou de outras ações itinerantes gratuitas. “Temos mais é que abraçar essas causas e agradecer, porque a sociedade, essa é a que mais ganha”, pontuou Adão Braga.

Nesta edição, Adão buscou refazer documentos de identificação, passou por consultas médica e oftalmológica, aferiu pressão e glicemia, e procurou o INSS. “Fui um dos prejudicados com as fraudes”, revelou. Maria Helena também atualizou sua identificação, passou por consultas, aproveitou o salão para refazer a sobrancelha e recolheu itens no Varal Solidário do TJTO.

“A vida de casada é boa, agora completa 50 anos que estamos juntos”, disse Maria Helena. “Já mudamos para o Pará, depois voltamos pra cá e agora pensamos em mudar para Buritirana, pois com a idade chegando precisa cuidar da saúde”.

Rosita Mamédio de Moura, de 82 anos, também moradora de Mateiros, soube da ação pelos anúncios na rua e focou nos serviços de saúde. “Eu vim e disse o que está acontecendo comigo, porque eu vivo no meio do mato, mas estou preocupada com a minha saúde”, contou. “Gostei muito, o atendimento foi muito bom, muito bonito, já tirei minha pressão, peguei o kit de higiene e roupas no varal para mim e para minhas netas”.

O juiz e diretor do Foro da Justiça Federal em Palmas, Igor Itapary Pinheiro, destacou a importância da união de esforços. “Primeiro, quando nós unimos força nós conseguimos levar nossos atendimentos com mais vigor, com mais presteza a regiões mais distantes do estado”, afirmou. “Essa ação se destina ao atendimento, ao acolhimento de demandas básicas de uma população extremamente carente, extremamente vulnerável”, completou o magistrado, ressaltando que a parceria com o TJTO é “fundamental” para incrementar a cidadania.

A vice-coordenadora do Comitê Regional Pop Rua Jud, juíza Rosa Maria Gazire Rossi, que já atuou na Comarca, refletiu sobre os avanços e os desafios persistentes. “O acesso à Justiça ainda continua com obstáculos”, pontuou.

“É sempre muito bom participar desse movimento de inovação social. A inovação não é só tecnológica. Quando você traz uma forma de cidadania diferenciada, renovada como essa é uma rede. Quantas instituições aqui presentes”, disse a juíza, enfatizando que seria impossível realizar um evento dessa grandeza com apenas um órgão. “Isso também fortalece e traça um exemplo de coletividade. Eu acredito nisso que numa sociedade mais justa, solidária, igualitária ela passa obrigatoriamente pelo coletivo”, concluiu.

Serviço

Durante os três dias, as atividades ocorrerão no município de Mateiros, nos seguintes locais: Centro de Eventos José Gomes Sobrinho, Centro de Atendimento ao Turista do Parque Estadual do Jalapão, CRAS e nas  unidades escolares com uma vasta gama de atendimentos jurídicos, de saúde e cidadania. São 470 voluntários na ação.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação e reúne famílias da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação e reúne famílias da Capital Embora o…

2 dias ago

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida Araguaia | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, moradores do Jardim Aureny III comemoram nova iluminação com tecnologia LED na Avenida…

2 dias ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 24 a 31 de outubro

Portaria Nº 3526/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 17 de outubro de 2025 Dispõe sobre a escala…

3 dias ago

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses | Prefeitura Municipal de Palmas

ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses Competição arrecada alimentos que…

3 dias ago

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas…

3 dias ago