MPE e DPE fecham parceria com Corregedoria-Geral da Justiça para Semana Nacional do Registro Civil


Na tarde desta quinta-feira (23/03), a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) firmou parceria com Ministério Público Estadual (MPE-TO) e Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) para a realização da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, que será realizada em todos os estados brasileiros de 8 a 12 de maio. 

Conforme destacou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Esmar Custódio Vêncio Filho, coordenador da ação no Tocantins, a mobilização nacional tem como objetivo de promover a inclusão social de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade econômica e social por meio da emissão de certidão de nascimento para aqueles que já são registrados mas não possuem o documento. 

Conforme destacou a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, o Ministério Público adere à campanha com muito entusiasmo. “Não há cidadania sem emissão de documentos, esses fatores são fundamentais para o exercício da cidadania plena. A certidão de nascimento é o primeiro documento que permite ao indivíduo ter acesso aos serviços públicos”, frisou. 

O Defensor Público Neuton Jardim também enfatizou a importância da ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio das Corregedorias. “Isso promove a cidadania e o exercício pleno dos direitos civis para aqueles que historicamente têm sido excluídos desse acesso. Isso terá um impacto positivo em diversos direitos e políticas públicas”, afirmou. 

Também participaram da reunião o 2º subdefensor público-geral, Danilo Frasseto; e a analista da Assessoria Jurídica da Defensoria Pública, Lays Reis. 

Semana

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Tocantins (Arpen) já são parceiras do projeto na Capital. Durante a semana, 11 pontos de atendimento serão disponibilizados na cidade para atender ao público alvo do  mutirão. 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp