Representantes da Prefeitura de Palmas e do Governo do Estado se reuniram nesta quinta-feira, 9, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), para alinhar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da segurança pública municipal. Participaram do encontro o secretário-chefe de Gabinete do Prefeito, Carlos Júnior; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), inspetor Gilmar Fernandes; o chefe de gabinete da SSP, Luciano Cruz e o secretário estadual de Segurança Pública, delegado Bruno Azevedo.
O secretário Carlos Júnior destacou a importância de estreitar a relação institucional entre Município e Estado e anunciou que será estudado um termo de cooperação para aprimorar a integração das forças. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a relação entre a segurança pública do município e o Estado. Vamos trabalhar na construção de um termo de cooperação que permita a troca de informações e o alinhamento operacional, em prol da segurança pública da nossa população”, afirmou Carlos Júnior.
Reorganização
Durante a reunião, também foram abordadas as mudanças estruturais definidas pela Medida Provisória nº 06, de junho de 2025, que alterou a organização da administração municipal. A partir da MP, a Guarda Metropolitana passou a ser vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito, e a Central de Controle e Comando (CCC), antes ligada à Secretaria de Mobilidade Urbana, foi transferida para a GMP, assim como a Defesa Civil. A legislação prevê que as atividades de monitoramento sejam vinculadas à segurança pública municipal, o que reforça a necessidade de integração com os órgãos estaduais.
Parceria
O comandante da GMP, inspetor Gilmar Fernandes, destacou o comprometimento da gestão com a segurança da população e colocou a corporação à disposição das forças estaduais. “O prefeito preza muito pela segurança pública do nosso município. A Polícia Civil pode contar com a Guarda Metropolitana; estamos à disposição para colaborar e somar forças”, afirmou.
Integração
O secretário estadual de Segurança Pública, delegado Bruno Azevedo, ressaltou que a parceria com a GMP é estratégica para aprimorar os serviços oferecidos à população.
“Essa parceria é extremamente importante porque visa aprimorar o serviço prestado à população. O termo de cooperação vai referendar nossas ações, trazendo maior legitimidade jurídica e integração entre as forças. A Guarda já atua em conjunto com a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e agora vamos fortalecer ainda mais essa interação que tem gerado ótimos resultados para a sociedade”, disse.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
Homem de Ferro, princesa, Batman, Mulher-Gato e até o Naruto deram o tom de alegria,…
Prefeitura de Palmas promove oficina sobre manejo clínico da intoxicação por metanol Voltado a médicos…
1ª Feira Literária Feminina de Palmas tem início nesta sexta, 10, no CEU das Artes…
Acadêmicos(as) e professores(as) dos cursos de Direito da Faculdade Serra do Carmo (Fasec), de Palmas,…
Conselho Municipal de Previdência delibera em reunião ordinária sobre pautas estratégicas do Previpalmas Encontro abordou…
Guardas Metropolitanos de Palmas participam de treinamento de tiro com a Polícia Federal Parceria visa…