Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos | Prefeitura Municipal de Palmas


Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos

Foram realizadas 83 testagens para leishmaniose em cães, 277 encoleiramentos, 259 vacinações contra raiva em cães e 44 em gatos

No mutirão da Prefeitura de Palmas de encoleiramento e atendimentos relacionados à leishmaniose visceral (calazar), realizado no sábado, 23, foram atendidos 580 cães e gatos pertencentes a moradores das regiões contempladas pela ação. Nesta etapa, as atividades foram direcionadas em quatro pontos da Capital, especificamente, aos bairros Bela Vista, Santa Fé, Santa Fé II, Santa Fé III, Santa Fé IV, Setor Sul, Taquaralto, Setor Industrial de Taquaralto, Belo Horizonte, Maria Rosa, Palmas Sul, Vista Alegre, Morada do Sol II, Morada do Sol III, Vale do Sol, Jardim Laila, Sol Nascente, Jardim Paulista e Jardim Canaã.

Durante o mutirão, foram realizadas 83 testagens para leishmaniose em cães, 277 encoleiramentos, 259 vacinações contra raiva em cães e 44 em gatos. A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que o trabalho é contínuo e reforça o compromisso da gestão com a saúde pública. “A prevenção e o controle da leishmaniose exigem atenção permanente. Por isso, estamos intensificando a testagem dos animais e o encoleiramento para reduzir os riscos de transmissão e garantir mais qualidade de vida tanto para os pets, quanto para as famílias palmenses”, afirmou.

Plano de Ação

A iniciativa faz parte do Plano de Ação para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral (2024-2027), que prevê o encoleiramento de cães domiciliados em áreas consideradas de alto risco para a transmissão da doença em humanos.

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp