Na Semana da Criança estudantes do EducaJus visitam o Palácio da Justiça
Parada em frente ao Palácio Rio Tocantins, a Ana Clara Ferreira, de 15 anos, ignorava o sol e observava, surpresa e curiosa, cada cantinho do prédio. “É grande, né?”, exclamou antes de se apressar para retornar à companhia dos colegas e iniciar a visita ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Ela é um dos estudantes que participaram das primeiras etapas do EducaJus – De Papo com a Justiça que, como você já sabe, é um programa itinerante do Poder Judiciário do Tocantins, que atua com o objetivo de visitar as 36 Comarcas do Estado, levando conhecimento jurídico e educação em direitos humanos para crianças e adolescentes de escolas municipais.
Mas na tarde desta quarta-feira (10/10), o EducaJus inverteu a dinâmica e, para celebrar a Semana da Criança, trouxe ao Palácio Rio Tocantins 20 estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, das primeiras escolas a receberem o programa em 2023. São elas: A Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, situada na região Beira do Rio (Zona Rural de Guaraí), e a Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silveira, que fica na cidade de Tabocão.
Por dentro do Palácio
A ação também envolveu um outro projeto do Tribunal de Justiça do Tocantins, o “Por dentro do Palácio da Justiça”, que há alguns anos recebe a sociedade civil e a comunidade acadêmica, apresentando de forma lúdica, por meio de uma intervenção teatral, as instalações e as atribuições do Judiciário tocantinense.
Ao desembarcarem do micro-ônibus do TJTO, carinhosamente apelidado de “Expresso Educajus”, os estudantes logo foram recepcionados pelo personagem Teotônio Segurado que, interpretado pelo ator Osmar Casagrande, conduziu um tour e uma viagem no tempo, apresentando também um panorama histórico sobre a criação do Estado e episódios marcantes que contribuíram para este feito.
“Em comum, Teotônio Segurado, Feliciano Machado Braga e José Wilson Siqueira Campos tinham a confiança em seus sonhos e o desejo de realizá-los. E esse é o legado deixado a nós, tocantinenses de nascimento e coração. Confiar em nossos princípios e trabalhar para alcançar os nossos objetivos”, disse o ator Osmar Casagrande ao concluir a apresentação.
O professor Hélder Estevão leciona Geografia na Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silveira, em Tabocão. Acompanhando os alunos na visita, ele destacou a importância do EducaJus e as experiências que o programa pôde proporcionar aos estudantes. “Esse tipo de experiência permite que essas crianças enxerguem um horizonte além do que elas estão acostumadas, e reforça uma percepção sobre a importância dos estudos. Então, quando você faz o paralelo entre justiça e educação, você consegue ter uma dimensão maior de que, através da educação, você pode alcançar esses espaços, ou ir muito além deles”, explicou.
Premiação
A visita também marcou a premiação dos projetos vencedores do edital “Prêmio EducaJus”. Após conhecerem o auditório, o acervo mobiliário no hall de entrada do Palácio, as câmaras cível e criminal, e a galeria de quadros de ex-presidentes, os estudantes encerraram a visita no Tribunal do Pleno, ou “…o mais alto grau de jurisdição do Estado do Tocantins”, como enfatizou o personagem Teotônio Segurado.
No Pleno, os alunos e as alunas se encontraram com a presidente do TJTO, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do EducaJus, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, e a diretora geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, que fizeram a entrega de 10 tablets aos integrantes dos grupos autores dos projetos vencedores do edital. Clique aqui e confira a relação dos ganhadores.
No ato da entrega, ao parabenizar os estudantes, a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ressaltou a importância de perseverar e contou aos estudantes que o início de seus estudos também aconteceu em uma escola rural.
“Eu também comecei meus estudos na zona rural, lá no município de Orizona, em Goiás. Mas independente do lugar onde a escola está, são os nossos esforços que fazem com que a gente possa progredir, tanto na vida pessoal como também na vida profissional. E o nosso esforço só depende de nós”, refletiu a presidente do TJTO.
De acordo com a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do projeto, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, a visita desses estudantes ao TJTO coroa o trabalho desenvolvido pelo EducaJus. “Tivemos hoje uma premiação muito significativa para todos nós. Após todos os saberes compartilhados, esses tablets vão proporcionar a inclusão digital para que esses estudantes realizem suas pesquisas e coloquem em prática seus projetos em benefício da comunidade escolar”, ressaltou.
Visitas
As visitas ao Tribunal de Justiça do Tocantins pelo projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” podem ser agendadas por escolas, universidades e instituições através do e-mail
Comentários estão fechados.