Categories: Estado

NAPsi se reúne para roda de conversa com servidores(as) de Araguaína sobre  assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho


A equipe técnica do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial  (NAPsi), se reuniu para uma roda de conversa com servidoras e servidores  da Comarca de Araguaína, nessa segunda-feira (27/11), para tratar os temas assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho. A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), e aconteceu no auditório do Rio Araguaia (térreo).

A roda aconteceu de forma interativa com os participantes, estimulando um debate aberto, franco e sincero com questões relativas às várias formas de organização do trabalho, cultura organizacional e principalmente alertas importantes de condutas abusivas e reiteradas que podem configurar assédios morais, sexuais, violências e discriminações no ambiente laborativo.

O psiquiatra do NAPsi, Wordney Camarço, ressaltou que debater esses assuntos é primordial para tirar o tema da invisibilidade e prevenir os adoecimentos e os diversos transtornos psicológicos e psiquiátricos que o assédio moral e sexual podem acarretar às suas vítimas. 

Foi destacado pela assistente social, Silvaneide Tavares, que é de suma relevância a iniciativa do Tribunal de Justiça em promover eventos como este que fomentem a prevenção, o acolhimento, o diálogo, a reflexão e principalmente resgatem a ética e a integridade do ser humano no contexto laborativo. Pontuou ainda que a divulgação dos canais de denúncia é fundamental para que haja apuração e punição de atos que violem a identidade, o respeito, a dignidade e a autonomia do sujeito, culminando em um ambiente de trabalho tóxico e insalubre, finalizou a profissional.

A psicóloga Bárbara Camargo apontou que o medo que as vítimas têm de denunciarem, por temerem a exposição e, expondo-se, sofrerem algum tipo de retaliação é um  dos grandes desafios que ainda precisam ser enfrentado.

A psicóloga também reafirmou que os locais e as unidades do Tribunal preparados para receberem as denúncias devem ser muito bem divulgados pelas Comissões do 1º e 2º Graus e pelo Centro de Comunicação do TJTO (CECOM). 

Iniciativa 

O evento foi organizado e idealizado pela presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Discriminação do 2º Grau, desembargadora Angela  Haonat, e faz parte da agenda da Comissão para debater o assunto, coibir  e prevenir tais condutas no ambiente de trabalho do Judiciário tocantinense.
De acordo com a Portaria Nº 1509, da Presidência/ASPRE, de 21 de junho de 2020, em seu Srt. 14, as unidades que poderão receber denúncias são as seguintes: 

Ouvidoria Judiciária (3218-4412)
Suporte e-Gesp (3218-4241)
CESAU/Espaço Saúde(3218-4420)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana Vistoria…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…

15 horas ago

acusado de esfaquear homem é condenado a 10 anos de prisão após júri

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…

16 horas ago

Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços…

16 horas ago

Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…

17 horas ago