No Dia Mundial de Prevenção de Quedas, Saúde de Palmas orienta sobre cuidados com idosos | Prefeitura Municipal de Palmas


No Dia Mundial de Prevenção de Quedas, Saúde de Palmas orienta sobre cuidados com idosos

Em 2024, a Capital registrou 224 atendimentos voltados à população acima de 60 anos vítimas de quedas

Nesta terça-feira, 24, Dia Mundial de Prevenção de Quedas, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) chama a atenção para a importância de pequenas adaptações dentro das residências que podem reduzir o número de acidentes com pessoas idosas. Em 2024, a Capital registrou 224 atendimentos relacionados a quedas. No mesmo período, entre os óbitos em que a causa ou condição informada foi impacto físico, 53,5% envolveram idosos com ocorrências na própria residência.

De acordo com a responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa na Semus, Taísa Souza Ribeiro, os idosos são mais suscetíveis a quedas por fatores como alterações no equilíbrio, perda de massa muscular e presença de comorbidades. “Os tombos podem causar lesões físicas graves, como fraturas e traumatismos cranianos, além de gerar perda de independência e mobilidade. O medo de cair novamente pode levar ao isolamento social, depressão e maior perda funcional, criando um ciclo difícil de romper”, explica.

Por isso, familiares e cuidadores devem estar atentos à rotina do idoso e fazer as adaptações necessárias em casa para garantir mais segurança. Ambientes mal iluminados ou escuros aumentam o risco de acidentes; móveis mal posicionados ou instáveis dificultam a locomoção e não servem como apoio adequado; objetos escorregadios ou espalhados pelo chão devem ser evitados; banheiros devem contar com barras de apoio, e as escadas precisam ter corrimão em ambos os lados.

Outro ponto de atenção é a presença de animais domésticos, que podem favorecer tropeços. O idoso deve ter atenção redobrada ao se movimentar perto dos pets. Manter o telefone ou celular em local acessível também facilita o contato em caso de emergência. O uso de bengalas, andadores ou outros dispositivos de apoio é recomendado para aumentar a segurança. Calçados devem ser confortáveis e com solado de borracha. Além disso, durante a limpeza da casa, é importante que o idoso evite andar em pisos úmidos.

Cuidados

Taísa ainda destaca que alguns cuidados com a saúde também são fundamentais na prevenção de quedas. “Praticar atividades físicas regularmente, realizar exames oftalmológicos e clínicos anuais para detectar problemas de visão, equilíbrio, cardíacos ou de pressão arterial; evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; manter uma alimentação rica em proteínas, cálcio e vitamina D; tomar banho de sol diariamente e seguir corretamente as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos são medidas importantes”, orienta.

Ela acrescenta que manter uma lista atualizada de todos os medicamentos de uso contínuo facilita o acompanhamento. “Também é fundamental manter um vínculo regular com a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF), informando sempre sobre possíveis efeitos colaterais dos medicamentos ou qualquer alteração no estado de saúde”, conclui.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Iara Cruz



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp