Categories: Estado

Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária completa seis anos de atuação no Tocantins


Nesta quarta-feira (28/02), o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria- Geral da Justiça (Nupref/CGJUS) completou seis anos de atuação no Tocantins. Criado em 2018 por meio do Provimento nº 5/CGJUS, a unidade atua na promoção da governança de terras e já contribuiu para a regularização fundiária de mais de 13 mil imóveis urbanos em todo o estado.

Moradora do distrito de Taquaruçu, Dona Maria do Espírito Santo Pereira Soares da Luz conviveu por  33 anos com a incerteza, já que não era a dona legítima de sua propriedade. Foi por meio da atuação do Nupref que ela conseguiu o título do imóvel onde vive e, finalmente, já  não precisa ter medo de perder a casa própria. “É uma sensação indescritível de segurança e realização saber que o lugar que chamo de lar agora está legalmente reconhecido como meu. Este título não é apenas um pedaço de papel, mas sim a garantia de um futuro mais estável e digno para mim e minha família”, afirmou.

Atuando em cooperação com os cartórios de registo de imóveis, governos estadual e federal, e 115 municípios parceiros do Judiciário, o Nupref tem trabalhado para garantir segurança jurídica a todas as pessoas que vivem em núcleos informais de habitação. Cabe ao Núcleo desenvolver estratégias que conduzam à regularização fundiária, como atuar nos processos administrativos envolvendo conflitos de imóveis; realizar vistorias e perícias em locais de conflitos fundiários; realizar estudos, monitorar e fiscalizar as atividades dos cartórios de registro de imóveis; prestar apoio técnico, material e operacional às ações judiciais fundiárias, quando solicitadas pelo juiz competente; orientar e acompanhar todo o processo de legalização das áreas, junto ao Estado e Municípios.

“O Nupref surgiu como resposta do Poder Judiciário à demanda social urgente relacionada à questão fundiária e todo o seu desenvolvimento é motivo de orgulho para o Poder Judiciário, pois demonstra seu compromisso em contribuir para o aprimoramento do ambiente fundiário no Tocantins”, avaliou o juiz Océlio Nobre,  coordenador do Núcleo à época de sua implantação. 

“Ao longo dos últimos seis anos o Nupref vem desempenhando um papel  relevante no trabalho social, na fomentação e regularização dos núcleos urbanos informais em todo o estado. Este é um esforço grandioso que visa garantir a cidadania e a dignidade para cada cidadão e cidadã”, também ressaltou o juiz coordenador do Núcleo no biênio 2023-2025, Wellington Magalhães.

Atualmente, 14 órgãos ou instituições compõem a estrutura do Núcleo, conforme o Provimento nº16/2023. São parceiros: Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Defensoria Pública do Tocantins (DPETO); Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Tocantins Parcerias; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Associação Tocantinense de Municípios (ATM); Procuradoria Municipal de Palmas; Rede Amazônia; Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Anoreg/TO.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas inicia reforma do Kartódromo Rubens Barrichello | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia reforma do Kartódromo Rubens Barrichello Obra contempla serviços de infraestrutura elétrica…

10 horas ago

Câmara de Palmas encerra ano legislativo com aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026 – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta segunda-feira, 29, três Sessões Extraordinárias para votação de…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas visita instituição de acolhimento para idosos que está em processo de credenciamento | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas visita instituição de acolhimento para idosos que está em processo de credenciamento…

10 horas ago

Guarda Metropolitana de Palmas resgata jaguatirica na zona rural da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas resgata jaguatirica na zona rural da cidade Após avaliação especializada, animal…

11 horas ago

Semus Palmas divulga curso sobre coordenação do cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Semus Palmas divulga curso sobre coordenação do cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde…

12 horas ago

Município de Palmas lança edital com mais de 100 vagas para programas de residência em saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Município de Palmas lança edital com mais de 100 vagas para programas de residência em…

12 horas ago