O TJTO adere à campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) adere à campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que teve início no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, em especial por mulheres negras serem as principais vítimas de violência sexual e feminicídios no Brasil. A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e este ano tem o objetivo de trazer as reflexões sobre os diversos cenários da violência de gênero sofrida por meninas e mulheres, e contextualizar suas vulnerabilidades.
O movimento de criação do CNJ busca conscientizar e sensibilizar a sociedade para o tema, principalmente no Judiciário, e teve inspiração na ação “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher”, nascida em 1991 e intitulada “As Mariposas”, que homenageia as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas após serem submetidas às mais terríveis situações de violência e tortura, sendo silenciadas em 25 de novembro de 1960 pelo governo ditatorial de Rafael Trujillo, na República Dominicana.
A campanha representa um marco para o CNJ no que diz respeito ao aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressão no campo judiciário. A cor laranja tomou conta da fachada do edifício-sede da Corte Regional de Brasília, e o Conselho se une ao Supremo Tribunal Federal (STF), com a campanha desenvolvida por eles, denominada “Cartoons Contra a Violência”, que objetiva visibilizar as artes de dezenas de cartoonistas talentosas em diversos meios de comunicação.
Comentários estão fechados.