Oficina de Escrita Criativa estimula imaginação e protagonismo literário entre alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves | Prefeitura Municipal de Palmas


Oficina de Escrita Criativa estimula imaginação e protagonismo literário entre alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves

Atividade foi realizada nesta quinta-feira, 23, em parceria com a Cidade do Conhecimento e o Serviço Social da Indústria (Sesi)

Na manhã desta quinta-feira, 23, alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, localizada na Quadra Arso 111 (1103 Sul), região Sul de Palmas, participaram de uma inspiradora Oficina de Escrita Criativa, conduzida pela professora da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), atriz e escritora Ana Kamila Castaño. A atividade foi realizada em parceria com a Cidade do Conhecimento e o Serviço Social da Indústria (Sesi), com objetivo de incentivar o gosto pela leitura e o desenvolvimento da escrita.

A oficina foi marcada por momentos de reflexão, sensibilidade e entusiasmo. Os participantes são alunos da turma 62.01, do 6º ano, que foram convidados a experimentar a criação literária por meio de exercícios práticos de escrita, leituras compartilhadas e intervenções artísticas, explorando diferentes possibilidades da linguagem e da imaginação. A proposta foi criar um ambiente lúdico e participativo.

Com experiência como mediadora de leitura e contadora de histórias, Ana Kamila compartilhou técnicas de escrita e também a importância de se transformar sentimentos e observações cotidianas em narrativas criativas. “A Oficina de Escrita Criativa transcende o ensino da escrita, pois expande a capacidade de reflexão e aprimora a expressão, promovendo a compreensão de mundo. Além disso, auxilia na organização de ideias, na exteriorização de emoções e na comunicação de pensamentos. Também estimula a criação de narrativas, personagens e universos, exercitando a criatividade de maneira livre e irrestrita”, pontuou a professora.

Ana Kamila Castaño é formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) (2008), pós-graduada em Educação Artística pela Faveni e licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem ampla trajetória nas Artes Cênicas e na Literatura. É autora do livro “A menina que descobriu a poesia” (Editora Vecchio, 2022) e integrante dos grupos Um Ponto Dois e A Barraca Cia de Artes, com atuação em diversos espetáculos teatrais e produções audiovisuais.

Texto: Juscelene Melo

Edição: Juliana Matos

Ana Kamila compartilhou com os alunos técnicas de escrita e a importância de se transformar as observações cotidianas em narrativas criativas – Foto: Divulgação



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp