oficina orienta servidores e incentiva cuidado preventivo com a saúde masculina
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu a IV Oficina “Cuidados do Homem: Preconceito x Informação”. O encontro, realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), na tarde desta sexta-feira (7/11), reuniu servidores para um bate-papo descontraído sobre prevenção e saúde masculina.
A oficina integra o calendário do programa Saúde em Pauta e trouxe informação de forma prática, direta e acessível aos servidores. O momento, dedicado exclusivamente aos homens, foi aberto pela coordenadora do Centro de Saúde do TJTO (Cesau), Elaine Ferreira, que celebrou a participação expressiva dos servidores e destacou que a informação só faz sentido quando se transforma em atitude.
“Nos enche de alegria ver essa quantidade de homens servidores enchendo o auditório. Mas reforço o convite de não só ter acesso à informação, mas de fato botar em prática, se cuidando e prevenindo doenças que acometem a saúde masculina, como o câncer de próstata”, afirmou.
Para a diretora da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), Paula Maia, o momento reforça o comprometimento das equipes em promover ações preventivas. “Obrigada a todos por esta ação tão importante para os nossos servidores, agradeceu a diretora.
O urologista e especialista em cirurgia robótica, Daniel Carvalho de Melo Rocha, foi o convidado da oficina deste ano. Na conversa com os servidores, ressaltou a importância da campanha para estimular o cuidado preventivo. Segundo o médico, ainda há resistência quando o assunto é saúde masculina, especialmente em relação ao câncer de próstata. “A principal missão do Novembro Azul é conscientizar. Não é apenas falar sobre câncer de próstata, mas trazer o homem ao consultório, permitir que ele cuide da saúde como um todo. A informação salva vidas”, afirmou.
Dr. Daniel Carvalho encerrou a palestra com reforço ao diálogo, que é uma das ferramentas mais eficazes para mudar essa realidade. “Quando a gente abre espaço para perguntas e conversa aberta, o medo diminui e a orientação chega de verdade.”
O assistente administrativo da Digep, Thallison Emanuel Medeiros, que também marcou presença na última edição, frisou que o encontro vale a pena. “Pra quem chega aqui achando que é só uma palestra, não é. Muito pelo contrário. O tom descontraído nos deixa à vontade e a didática do médico é muito boa, trazendo um assunto que é tabu para o homem de forma leve, esclarecendo diversas dúvidas sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata”, disse.
O bate-papo foi mediado pelo médico do Cesau, Dr. Luiz Xavier Godinho, que avaliou que ações como essa trazem resultados positivos. “A adesão foi fantástica na edição anterior. Muitos homens procuraram atendimento depois da oficina e passaram a olhar a saúde com mais atenção. Com a presença novamente do Dr. Daniel, esperamos excelente participação este ano novamente.”
Também participaram da ação os profissionais do Cesau: Bruno Ribeiro Rocha (enfermeiro), Thatyléia Leão (enfermeira) e Ana Paula Prado Peixoto (assistente social).



Comentários estão fechados.