Palestrante diz que inovar no setor público é colocar o cidadão e a cidadã no centro de todos os processos


“O cidadão sempre no centro de todas as ações”. Foi com essa frase que o gestor de portfólio do Laboratório de Inovação e Dados do Ceará (Íris Lab), Filipe Costa, abriu a palestra “Inovar para as pessoas: o cidadão como foco da informação”, durante a inauguração do Centro de Inovação Inovassol, na tarde desta quinta-feira (21/3), no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). 

Ao falar sobre o foco no cidadão, Filipe Costa fez um relato sobre o surgimento do Íris Lab, há quatro anos, e de todos os serviços que desenvolveram desde então. 

A ideia era trazer o cidadão para dentro do governo, mostrar que o governo é para ele.

O Laboratório é reconhecido em âmbito nacional por se dedicar à promoção da cultura de inovação no setor público, à aceleração da transformação digital, ao aprimoramento no tratamento de dados e no desenvolvimento de soluções inovadoras que coloquem o cidadão no coração da transformação, inclusive em parceria com vários tribunais de justiça.

Durante a palestra, Filipe relatou sobre os primeiros projetos, os acordos e as cooperações com as outras secretarias, as ferramentas e quais as frentes de trabalho.  Nestes relatos, ele reafirmou que inovação nem  sempre é sobre tecnologia, mas está na simplificação da linguagem, no uso do design.  São formas para que a população “entenda o que está sendo dito, se aproprie e sinta que faz parte daquilo ali”, disse, acrescentando que o programa de linguagem simples é uma “nova cultura de linguagem governamental mais compreensível, acessível e inclusiva”.

Para finalizar, Filipe apresentou a 1ª Lei em Linguagem Simples e Direito Visual, instituída pelo governo do Ceará, e que pra ele, garante que a “mensagem chegue onde tem que chegar”.

 



FONTE

Comentários estão fechados.