Palmas amplia vacinação contra HPV e meningite a partir desta quinta, 15

A partir desta quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) passa a oferecer as vacinas contra papilomavírus humano (HPV) e meningite para mais faixas etárias da população.  A ampliação foi recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). No novo esquema, a vacina meningocócica ACWY (conjugada) será ofertada para todos os adolescentes de 11 a 14 anos de idade, e a HPV para pessoas de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo.

Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) já estão preparadas para a ampliação de imunização, prevista no Calendário de Vacinação de Adolescentes. Segundo a coordenação da Central Municipal da Rede de Frios (Cemurf), o objetivo é garantir maior adesão e o acesso dessa faixa etária aos imunizantes, diminuindo assim, o número de portadores de vírus e bactérias.

De acordo com o MS, a vacina meningocócica ACWY deve ser aplicada uma dose conforme situação vacinal para adolescentes de 11 e 14 anos de idade. A HPV deve ser administrada duas doses com intervalo de 6 meses para adolescentes de 9 a 14 anos e mulheres e homens de até 45 anos com imunossupressão (vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos), sendo que este grupo precisa uma solicitação e autorização do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Estado para aplicação do imunizante.

HPV 

É um vírus que causa verrugas no corpo e, quando ocorre na região genital, é denominada condiloma acuminado, embora popularmente seja conhecido como crista de galo. Esta doença pode ser transmitida durante relações sexuais e demora dias e até mesmo meses para que os sinais surjam. A única forma de prevenção é através da vacina.

Meningite

É uma doença causada por uma bactéria que causa inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal do ser humano. Essa doença é mais comum em crianças de um ano de idade, mas são os adolescentes e adultos jovens que são os principais responsáveis pela circulação da enfermidade.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.