Palmas cria serviço de transporte especial para pessoas com deficiência | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas cria serviço de transporte especial para pessoas com deficiência

Serviço será realizado com vans da frota do transporte coletivo municipal; agendamentos devem ser solicitados com três dias de antecedência

A Prefeitura de Palmas instituiu, dentro do Sistema de Transporte Coletivo, o Serviço de Transporte Especial (STE), voltado ao atendimento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida – preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com alto grau de dependência – que estejam impossibilitadas de utilizar o serviço convencional disponível à população. 

A operação do Serviço de Transporte Especial será realizada com as vans, que fazem parte da frota do transporte coletivo de Palmas e são adaptadas para essa finalidade.

O Decreto que implementa o STE foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 2, e, entre os objetivos, visa atender em igualdade de condições todos os usuários, aperfeiçoar os serviços que promovem acessibilidade às pessoas com severas dificuldades de mobilidade e em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

O serviço será destinado às pessoas que atenderem os critérios estabelecidos no decreto, com direito a um acompanhante, quando necessário, por determinação médica. O credenciamento do beneficiário vai ser realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), mediante cadastro no Sistema Municipal de Assistência Social e no Cadastro Único.

O STE funcionará de segunda à sexta-feira das 6 às zero horas e, excepcionalmente aos finais de semana e feriados, desde que a solicitação seja feita à Agência de Transportes Coletivo de Palmas (ATCP) com pelo menos três dias de antecedência, em relação à data de uso e que tenha sido devidamente aprovada. Os agendamentos devem ser solicitados à ATCP em dias úteis, das 13 às 19 horas.

Texto – Elisangela Farias

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp