Palmas recebe Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade | Prefeitura Municipal de Palmas
Palmas recebe Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade
Prefeito em exercício, Carlos Velozo, participou da abertura oficial do evento nesta sexta-feira, 10; programação segue na Capital até domingo,13
Atletas de diversas regiões do Brasil e de países como Argentina, Peru e Uruguai estão em Palmas para participar da Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade, que acontece na Capital até domingo, 13, na ETI Professora Elizângela Glória Cardoso. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) e da Agência Municipal de Turismo (Agtur).
Durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito em exercício, Carlos Velozo, destacou a importância do evento para a Capital e para o incentivo ao esporte entre a população idosa. “Este torneio simboliza alegria, vitalidade e esperança. Num mundo tão dividido por valores e interesses, vocês escolhem cuidar da saúde e do bem-estar por meio do esporte e isso é um verdadeiro patrimônio”, afirmou.
Velozo também anunciou investimentos na infraestrutura das praias de Palmas para ampliar o acesso à prática esportiva. “Estamos preparando uma estrutura ainda melhor para que o vôlei, tanto o tradicional quanto o adaptado, ganhe cada vez mais espaço e visibilidade”, completou.
O coordenador e treinador do projeto VóVôlei, professor Allan Dutra, ressaltou que a principal meta da iniciativa é promover qualidade de vida. “Entramos no mapa nacional do voleibol adaptado, mas o foco não é a competição. Nosso objetivo é proporcionar bem-estar e saúde para os idosos participantes”, destacou.
Já o treinador da equipe argentina, Diego Machado, elogiou o evento. “Na Argentina, jogamos o newcom, que é semelhante ao vôlei adaptado. Ambos promovem saúde, socialização e combatem o sedentarismo, a depressão e a obesidade entre os adultos mais velhos. A prática desse esporte transforma vidas”, afirmou.
A competição
Voltado para atletas com mais de 60 anos, o torneio reúne mais de mil participantes, distribuídos em 60 equipes e 20 delegações dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Tocantins. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA).
Palmas participa com seis equipes do projeto VóVôlei, desenvolvido no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semas), em parceria com a Fundesportes.
Confira a programação completa aqui.
Texto: Samara Martins
Edição: Iara Cruz

Comentários estão fechados.