Categories: Estado

PID de Araguaína vai atender cidadãos (as) dos municípios da região Norte do Estado


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da portaria Nº 353/2024, de 9 de fevereiro de 2024, instituiu mais um Ponto de Inclusão Digital (PID), desta vez, na Sala de Perícias da Comarca de Araguaína. A iniciativa, contemplada em municípios como Caseara e Almas, visa à inclusão digital e ao acesso à justiça.

De acordo com a portaria, o PID/Sala de Perícias vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 12 às 18h, e permitirá de forma adequada e simultânea, a realização de atos processuais relacionados a perícias, inclusive por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual, atendendo demandas dos municípios da região Norte do Estado.

A instalação de PID, por meio da Resolução nº. 508 de 22/06/2023, vai ao encontro do Plano de Gestão 2023/2025 do PJTO e das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – recomendação 130/2022 -, que prevê a criação de PIDs nos tribunais de todo o país, especialmente nos municípios que não sejam sede de nenhuma unidade judiciária, com o objetivo de  ampliar o acesso à justiça e viabilizar os mais variados serviços de utilidade pública ao cidadão e à cidadã, nos níveis municipal, estadual e federal, de todos os poderes, conferindo plenitude à cidadania nos pontos mais distantes. 

PID e parceria
Ainda com o objetivo de encurtar distâncias, promover uma Justiça humanizada e célere, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) assinou, em dezembro de 2023, o Termo de Cooperação Técnica, para instalar Pontos de Inclusão Digital (PID) no interior do Estado. O documento foi assinado em parceria com a com Justiça Federal (1º grau), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Defensoria Pública Estadual (DPE-TO).

Sala de Perícias
Na Comarca de Araguaína, o PID vai funcionar na Sala de Perícias Médicas. O ambiente foi inaugurado em agosto de 2023, por meio do 1º Núcleo de Justiça 4.0 Previdenciário e da Junta Médica Oficial do Tribunal de Justiça (TJTO). A descentralização das perícias entre Palmas, Gurupi e Araguaína foi regulamentada pela Resolução nº 20, de 07 de julho de 2021.

Confira a Portaria nº353/2024 -PID Araguaína



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Comissão aprova projeto que prevê laudo técnico obrigatório para prédios – Notícias

27/10/2025 - 17:41   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres, relator da proposta…

14 minutos ago

Startups apresentam resultados de aceleração no encerramento do Inova Cerrado 2025 | ASN Tocantins

Após seis meses de aceleração, o Sebrae Tocantins realiza no dia 1º de dezembro a…

24 minutos ago

Prefeitura de Palmas participa da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ e fortalece políticas para população trans | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ e fortalece políticas para população trans…

3 horas ago

JUS em Ação do TJTO leva atendimento, cidadania e acolhimento à população de Arapoema na quarta-feira (29/10)

A Comarca de Arapoema, na região noroeste do Tocantins, receberá, nesta quarta-feira (29/10), a terceira…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas recebe nova remessa de medicamentos para unidades de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recebe nova remessa de medicamentos para unidades de saúde Carregamento reforça o…

3 horas ago

Nota de pesar

O Poder Judiciário do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem Victor Henrique Tavares,…

4 horas ago