Poder Judiciário recebe premiação nacional com Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais

[ad_1]

O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) foi premiado, nesta terça-feira (21/11), no Prêmio de Inovação J. Ex – Edição 2023. Reconhecimento se deu pelo trabalho apresentado no estande da Corregedoria-geral da Justiça  (CGJUS)/Tribunal de Justiça (TJTO) sobre o Sistema de Gestão Integrado das Serventias Extrajudiciais (Gise), durante a 7ª edição do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direto para o Ecossistema da Justiça (Expojud), realizado no mês de outubro, em Brasília. 

“Destaque Maior Representatividade” e “Interações no estande – categoria instituições de Justiça” foram os prêmios recebidos pelo Judiciário tocantinense durante a solenidade de premiação que visa reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.

Representando o Poder Judiciário, o servidor Harley Carreiro Varão, desenvolvedor de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação, prestigiou o evento e recebeu os troféus em nome das equipes da Corregedoria e TJTO. 

Gise

Mantido pela Corregedoria-Geral de Justiça, o Gise tem como finalidade prover a tecnologia necessária para que haja o controle, orientação e fiscalização dos serviços extrajudiciais prestados no âmbito do Estado do Tocantins. Entre as suas principais características, destaque para a centralização de todos os dados e informações que envolvem os cartórios extrajudiciais do estado; integração dos módulos que fazem parte do sistema com o Selo Digital; layout responsivo, intuitivo e adaptável a dispositivos móveis; e capacidade de atender as normas jurídicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e demais órgãos fiscais e censores.

Atualmente, o Gise engloba os dados dos 256 cartórios extrajudiciais do estado, contendo 55 milhões de atos praticados e 1.115.038 arquivos armazenados.

Dentre as informações reunidas no sistema estão os dados das serventias, incluindo o registro funcional dos delegatários e funcionários que atuam em cada cartório; mapa interativo que exibe as correições presenciais em andamento, abertas e fechadas em cada município; os atos de toda a vida extrajudicial de pessoas físicas e jurídicas, imóveis e veículos do Estado do Tocantins; prestação de contas dos interinos/interventores; além da consulta aos dados do Selo Digital, sem a necessidade de instalação do aplicativo. 

O Gise ainda se destaca por utilizar tecnologia para se comunicar com diversas outras plataformas, de forma cooperativa. O sistema está integrado à Receita Federal, para envio de informações fiscais; empresas de automação cartorária, que viabiliza a utilização do Selo Digital pelas serventias; provedor de pagamentos; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM), promovendo a transparência junto aos representantes dos municípios.

[ad_2]

FONTE

Comentários estão fechados.