Poder Judiciário Tocantinense e Esmat certificam 88 residentes da Turma III do Programa de Residência em Prática Jurídica


O Poder Judiciário Tocantinense, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizou, nesta segunda-feira (9/2), a solenidade de entrega de certificados aos(às) concluintes da Turma III do Programa de Residência em Prática Jurídica e da Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária. Ao todo, 88 residentes receberam a certificação, consolidando mais uma etapa de formação voltada ao fortalecimento da prestação jurisdicional no Estado. A cerimônia reuniu magistrados(as), servidores(as), residentes e convidados(as), marcando o encerramento de um ciclo formativo que integra formação acadêmica e experiência prática no ambiente judicial, contribuindo para a qualificação de profissionais comprometidos(as) com a justiça e com o interesse público.

Em seu pronunciamento, a presidente do Poder Judiciário Tocantinense, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância da formação prática aliada ao conhecimento teórico e o compromisso institucional com a qualificação de profissionais do Direito. “A combinação entre teoria e prática é essencial para a formação de profissionais mais preparados(as), éticos(as) e sensíveis à realidade social. É nesse contato direto com a prestação jurisdicional que se constrói uma visão humana, responsável e comprometida com o interesse público”, afirmou.

O diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, ressaltou o compromisso da Instituição com a formação jurídica de excelência e orientada a resultados concretos. “A Esmat tem como foco a formação profissional orientada à melhoria das instituições e da vida da sociedade”. Villas Boas, que foi professor doutor com a disciplina de ferramentas de utilização de Inteligência Artificial Generativa aliada ao Poder Judiciário, lembrou também o padrão de excelência no ensino promovido pela Esmat. “Essa é uma turma que conclui o programa com alto nível de preparação, resultado do esforço, da dedicação e do compromisso com o aperfeiçoamento contínuo”, destacou.

Formandos(as)

Representando os(as) residentes, a oradora da turma, Débora Barros da Silva, enfatizou o impacto transformador da experiência. “Mais do que uma pós-graduação, a residência jurídica foi uma verdadeira imersão na prática e na essência do fazer jurídico, aliando formação teórica sólida à experiência prática ao lado de magistrados(as) e de servidores(as)”, afirmou.

Entre os(as) concluintes, o formando João Pedro Alves destacou o sentimento de realização e a relevância da experiência para sua trajetória profissional. “É um sentimento de gratidão concluir uma pós-graduação de alto nível, que nos proporcionou não apenas a formação teórica, mas também a atuação prática no gabinete de magistrado(a), contribuindo significativamente para nossa preparação profissional”, disse.

A formanda Ana Carolina Adorno também ressaltou a qualidade da formação oferecida. “O Programa de Residência Jurídica foi uma experiência excelente, que aliou a formação teórica, por meio da pós-graduação ministrada por magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça, à prática profissional nos gabinetes, sob orientação direta de magistrados(as)”, destacou.

Sobre o Programa

O Programa de Residência em Prática Jurídica da Esmat tem como objetivo proporcionar formação especializada, integrando ensino acadêmico e atuação prática supervisionada no âmbito do Poder Judiciário. A iniciativa reafirma o compromisso do Poder Judiciário Tocantinense com a qualificação profissional, o fortalecimento institucional e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade tocantinense.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp