Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, expediu recomendação à Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju-TO) e à Unidade Penal de Tocantinópolis, com o objetivo de prevenir a tortura e os maus-tratos nas unidades prisionais do Estado.

Segundo o promotor de Justiça Saulo Vinhal, essa recomendação representa um avanço significativo na busca por um sistema prisional mais justo e humanizado, focado no respeito aos direitos fundamentais de todos os indivíduos, especialmente os mais vulneráveis.

Dentre as medidas recomendadas, a serem implementadas nas unidades penais do Estado, com destaque para a localizada em Tocantinópolis, está a instalação de câmeras nas viaturas de transporte de custodiados e câmeras corporais nos policiais penais.

Uma medida adicional que deve ser adotada é a coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos relacionados a denúncias de tortura e maus-tratos em estabelecimentos prisionais. Além disso, é essencial proteger a população LGBTQIAPN+, garantindo que transferências compulsórias e sanções baseadas na orientação sexual ou identidade de gênero sejam reconhecidas como tratamentos desumanos e degradantes.

Outras medidas

No documento, também é solicitado o desenvolvimento de protocolos para a coleta, processamento e armazenamento de dados sobre denúncias de tortura e maus-tratos, garantindo um fluxo de atuação cooperativa entre a unidade prisional e a promotoria.

A Secretaria deve ainda promover iniciativas e parcerias interinstitucionais que garantam direitos à vida, integridade física e mental, autodeterminação, liberdade de expressão de identidade de gênero, e orientação sexual, incluindo o acompanhamento psicossocial da população LGBTQIAPN+.

Além disso, o Ministério Público do Tocantins requer que a Seciju e a direção da Unidade Penal de Tocantinópolis informem sobre o acatamento dessas recomendações no prazo de 15 dias, sob pena do ajuizamento de ações.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Atendimento da Defensoria Pública no Resolve Palmas da região Sul garante acesso facilitado à Justiça | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento da Defensoria Pública no Resolve Palmas da região Sul garante acesso facilitado à Justiça…

38 minutos ago

CPMI ouve na segunda-feira ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães – Notícias

24/10/2025 - 17:28   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Parlamentar Mista…

44 minutos ago

Prefeitura de Palmas dialoga com agentes de saúde sobre Incentivo Financeiro Anual | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas dialoga com agentes de saúde sobre Incentivo Financeiro Anual Encontro tratou do…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas orienta condutores a reduzirem velocidade e pedestres a respeitarem canteiros de obra no Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta condutores a reduzirem velocidade e pedestres a respeitarem canteiros de obra…

1 hora ago

CAS vota projeto que cria avaliação da qualidade da saúde pública — Senado Notícias

Em reunião nesta quarta-feira (29), às 9h, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vota o…

1 hora ago

Prefeitura intensifica tapa-buracos e amplia ações de limpeza e manutenção urbana em Taquaralto e no Santa Fé | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura intensifica tapa-buracos e amplia ações de limpeza e manutenção urbana em Taquaralto e no…

2 horas ago