Atento à necessidade do descarte adequado de materiais eletrônicos, o Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), promoveu durante o mês de junho a campanha interna “ReciclaTech: seu lixo eletrônico, nosso futuro verde”. E no último dia 05, realizou a entrega de 435 kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos ao Instituto Natura Vida (INA), que procederá ao descarte adequado.
Foram recolhidos televisores, celulares, impressoras, rádios, caixas de som, entre outros materiais. A iniciativa do Ministério Público do Tocantins reforça o compromisso do órgão com a sustentabilidade, mobilizando os integrantes na conscientização ambiental.
De acordo com a engenheira ambiental do Caoma Dalvany Lima, a equipe do INA recolheu todo o material, e em seguida, encaminhou ao MPTO as informações relacionadas ao peso. Ainda segundo a servidora, o ReciclaTech promoveu a mobilização conjunta dos integrantes do Ministério Público em prol do meio ambiente. O Caoma pretende realizar essas ações de coleta de materiais nas comarcas do interior, e pretende desenvolver estratégias para implantar essas atividades.
A gestora de projetos do Instituto Natura Vida Carolina Resende frisou que a ação tem grande relevância, tanto para o meio ambiente quanto para os projetos que a INA desenvolve. “Todo esse material recebido será enviado para a Associação Brasileira de Resíduos Eletroeletrônicos, do qual participamos como consolidadores aqui no Tocantins”.
A profissional ainda ressaltou que o INA deseja que a parceria com o MPTO se perpetue por muitos anos, lembrando que o instituto está disponível para oferecer cursos, capacitações e outros auxílios ao Ministério Público do Tocantins.
Atuação do MPTO
O ReciclaTech fez parte do projeto MPTO Sustentável, que integra a Política de Sustentabilidade Ambiental do MPTO. Essa política foi estabelecida pela Resolução nº 004/2018/CPJ, com o intuito de incorporar a sustentabilidade em todas as políticas e processos de gestão administrativa da instituição.
O MPTO atua ainda no descarte consciente e em ações efetivas de preservação do meio ambiente. A instituição criou o ecoponto, um espaço de coleta seletiva, e conta com a entrega voluntária de resíduos sólidos pelos integrantes do MPTO e órgãos públicos do entorno, que podem depositar papel, papelão, alumínio e plástico. Todo o material recolhido será encaminhado a cooperativas e associações de reciclagem.
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
Obra de requalificação do acesso à Região Norte de Palmas entra na fase de pavimentação…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) assegurou o pagamento de R$ 6.562.214,00 em recursos federais…
Prefeitura de Palmas inicia preparativos para regularização do Loteamento Machado Oeste I Primeiro passo para…
USF Santa Bárbara oferece serviços ampliados a partir desta segunda-feira, 15 Estrutura reformada e equipes…
Natal Luz leva encanto, solidariedade e cidadania ao Jardim Taquari Programação reuniu famílias em frente…
Parque Cesamar lotado vive noite de poesia, música e gesto solidário no Natal Luz de…