Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Os membros e os  servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentaram nesta quinta-feira, 18, ao consultor do Prêmio Innovare de Eficiência da Justiça, Altivo José da Silva Junior, as boas práticas da instituição inscritas na 21º prêmio Innovare 2024. Ao todo foram oito projetos referentes a sua atuação jurisdicional e ao atendimento ao cidadão. Na oportunidade, o consultor também se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti.

As apresentações fazem parte da validação in loco realizada pelo Instituto Innovare. Também foram realizadas entrevistas; analisados e avaliados itens sobre cada prática, como os benefícios alcançados, custos e dificuldades encontradas para a execução, entre outros.

“A premiação tem como objetivo identificar e disseminar práticas no âmbito do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e Privada que estejam contribuindo para a modernização e eficiência da Justiça, além de dar visibilidade às práticas de sucesso inscritas e pré-selecionadas”, detalhou o consultor. 

Aperfeiçoamento

“Inscrições em prêmios, como o do Innovare, permite ao MPTO mostrar o trabalho que vem desenvolvendo em prol da sociedade e como essas boas práticas contribuem para fortalecer e disseminar ainda mais o papel da instituição como agentes de transformação social”, destacou Luciano Casaroti.

Apresentações

As apresentações foram acompanhadas pelo chefe do departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), João Ricardo de Araújo Silva, e pela encarregada de área no Escritório de Projetos e Gestão de Parcerias e Convênios, Luciele Marchezan.

Projetos inscritos em 2024

  • Projeto MiniCidadão – CaoCcid
  • Aprende+TO – Compromisso do MPTO com a qualidade da educação – Caopije 
  • Elos de Cidadania e Inovação – Atuação do GT-Eleitoral na defesa dos direitos indígenas e quilombolas – GT Eleitoral 
  • Projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania – Cesaf / ESMP
  • IntegraVoto – Caopije + DMTI
  • Projeto Navit – Atendimento Integral a Vítimas
  • MP na Vacina – CaoSaúde 
  • Propriedade Legal – Radar Ambiental – Caoma

Premiações

Nos últimos anos, projetos e boas práticas desenvolvidas pelo Ministério Público do Tocantins têm obtido reconhecimento em diversos prêmios. Entre eles, destaca-se o Prêmio CNMP, em que a instituição foi finalista por duas vezes.

Em 2022, o projeto Chega de Lixão ficou na 2ª colocação na categoria “Sustentabilidade” e em 2021, o Projeto de Gestão Documental conquistou o 2º lugar na categoria especial “Gestão Documental e Memória Institucional”.

Também em 2021, o MPTO foi um dos vencedores do prêmio MP + Seguro, concedido pelo CNMP, e ficou em 2º lugar na categoria “Qualidade em Segurança Institucional”.

Em 2023, o Painel Radar Ambiental: Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos ficou em 3ª lugar no Prêmio Nacional Justiça Exponencial, na categoria” Inovação Tecnológica”. 





FONTE

Comentários estão fechados.