Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Os membros e os  servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentaram nesta quinta-feira, 18, ao consultor do Prêmio Innovare de Eficiência da Justiça, Altivo José da Silva Junior, as boas práticas da instituição inscritas na 21º prêmio Innovare 2024. Ao todo foram oito projetos referentes a sua atuação jurisdicional e ao atendimento ao cidadão. Na oportunidade, o consultor também se reuniu com o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti.

As apresentações fazem parte da validação in loco realizada pelo Instituto Innovare. Também foram realizadas entrevistas; analisados e avaliados itens sobre cada prática, como os benefícios alcançados, custos e dificuldades encontradas para a execução, entre outros.

“A premiação tem como objetivo identificar e disseminar práticas no âmbito do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e Privada que estejam contribuindo para a modernização e eficiência da Justiça, além de dar visibilidade às práticas de sucesso inscritas e pré-selecionadas”, detalhou o consultor. 

Aperfeiçoamento

“Inscrições em prêmios, como o do Innovare, permite ao MPTO mostrar o trabalho que vem desenvolvendo em prol da sociedade e como essas boas práticas contribuem para fortalecer e disseminar ainda mais o papel da instituição como agentes de transformação social”, destacou Luciano Casaroti.

Apresentações

As apresentações foram acompanhadas pelo chefe do departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), João Ricardo de Araújo Silva, e pela encarregada de área no Escritório de Projetos e Gestão de Parcerias e Convênios, Luciele Marchezan.

Projetos inscritos em 2024

  • Projeto MiniCidadão – CaoCcid
  • Aprende+TO – Compromisso do MPTO com a qualidade da educação – Caopije 
  • Elos de Cidadania e Inovação – Atuação do GT-Eleitoral na defesa dos direitos indígenas e quilombolas – GT Eleitoral 
  • Projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania – Cesaf / ESMP
  • IntegraVoto – Caopije + DMTI
  • Projeto Navit – Atendimento Integral a Vítimas
  • MP na Vacina – CaoSaúde 
  • Propriedade Legal – Radar Ambiental – Caoma

Premiações

Nos últimos anos, projetos e boas práticas desenvolvidas pelo Ministério Público do Tocantins têm obtido reconhecimento em diversos prêmios. Entre eles, destaca-se o Prêmio CNMP, em que a instituição foi finalista por duas vezes.

Em 2022, o projeto Chega de Lixão ficou na 2ª colocação na categoria “Sustentabilidade” e em 2021, o Projeto de Gestão Documental conquistou o 2º lugar na categoria especial “Gestão Documental e Memória Institucional”.

Também em 2021, o MPTO foi um dos vencedores do prêmio MP + Seguro, concedido pelo CNMP, e ficou em 2º lugar na categoria “Qualidade em Segurança Institucional”.

Em 2023, o Painel Radar Ambiental: Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos ficou em 3ª lugar no Prêmio Nacional Justiça Exponencial, na categoria” Inovação Tecnológica”. 





FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp