Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins
Adolescentes e idosos compartilharam momentos de afeto e aprendizado na quarta-feira, 7 de agosto, na Universidade da Maturidade (UMA), em Palmas. O encontro marcou a realização do projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”, idealizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).
O burburinho dos adolescentes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União misturou-se às vozes experientes dos alunos da UMA. No ambiente acolhedor da sala de aula, a esquete teatral “Espetáculo das Gerações” arrancou risadas e provocou reflexões sobre a passagem do tempo e a importância do diálogo entre diferentes idades.
O ponto alto do dia foi a dinâmica de “apadrinhamento”, que uniu adolescentes e idosos em duplas, criando laços que prometem durar. Cecília Maria de Oliveira e Silva, 72 anos, esbanjando a energia de Carmem Miranda, encontrou em Ana Júlia Araújo Nogueira, 14 anos, uma nova neta. “É uma troca, um aprendizado mútuo”, celebrou Cecília. Ana Júlia, por sua vez, encontrou em Cecília uma fonte de histórias e sabedoria, além de uma “avó com a mesma energia”.
O projeto Ponto a Ponto busca fortalecer os laços entre gerações, prevenir a violência contra idosos e promover políticas públicas voltadas à terceira idade. A culminância do projeto inclui um concurso de redação sobre o tema “Respeito à pessoa Idosa”, com premiação em dinheiro, e a produção de um documentário que registrará os momentos marcantes e os resultados alcançados.
“Em tempos de tecnologia e individualismo, o Ponto a Ponto nos lembra que a vida é um ciclo, e que cada fase tem sua beleza e importância. A troca de experiências entre gerações é o alicerce de uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou a diretora do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, emocionada com o sucesso do projeto.
Parceria que transforma
O projeto Ponto a Ponto é uma iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Cesaf-ESMP, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade da Maturidade (UMA). Alunos do ensino fundamental de Palmas e Araguaína participam de atividades que estimulam o diálogo e a troca de experiências entre as gerações.
Um futuro com respeito e afeto
“Em um mundo cada vez mais conectado, mas muitas vezes distante, o Ponto a Ponto nos convida a olhar para o outro, a ouvir suas histórias e a aprender com suas experiências. A troca de afeto e conhecimento entre gerações é o caminho para construirmos um futuro mais humano e solidário”, enfatiza a gerente do projeto, Gleiva Giuvannucci Alves.
(Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)
Comentários estão fechados.