Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) tem buscado o compromisso de candidatos a prefeito dos municípios do estado no sentido de garantir a efetivação de políticas específicas para a primeira infância, considerada essencial para o desenvolvimento humano. Na tarde desta quarta-feira, 18, diversos candidatos firmaram o compromisso.

Em Miracema do Tocantins, a instituição reuniu os candidatos à prefeitura de Lajeado, Miracema do Tocantins e Tocantínia para a assinatura da Carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”. 

A promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, Sterlane de Castro Ferreira, recebeu os candidatos a prefeito dos municípios de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado e Rogério Srône Xerente; de Miracema do Tocantins, Aprijo Ribeiro da Cruz Neto e Camila Fernandes de Araújo; e de Lajeado, Márcia da Costa Reis Carvalho e Tercio Dias Melquiades Neto.

Em Araguatins, o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida recebeu a candidata à reeleição de Buriti do Tocantins, Lucilene Gomes de Brito Almeida, e o candidato à reeleição de São Bento do Tocantins, Paulo Wanderson de Sousa, que assinaram a carta. Os demais candidatos dos dois municípios, bem como os de Araguatins, foram convidados e não compareceram. 

Sociedade mais justa

Para a promotora, a relevância do compromisso vai além da formalidade de uma assinatura: “representa o nosso dever e responsabilidade de cuidar da fase mais importante da vida humana, fase em que o ambiente, os estímulos e as condições de vida influenciam diretamente o futuro das nossas crianças”. Para ela, o cuidado de agora se refletirá em adultos mais saudáveis, produtivos e integrados na sociedade. “Estamos falando de promover não só o bem-estar individual de cada criança, mas de construir uma sociedade mais justa, equitativa e com menos desigualdades”, comentou Sterlane Ferreira.

Prioridades

“Quando o prefeito assume, é cobrado por diversos segmentos sociais, sendo que o orçamento não consegue suprir todas as demandas. Isso leva o gestor a ter que fazer escolhas de quais políticas públicas serão implementadas dentro do que a parte financeira possibilita. Daí a relevância deles assumirem, desde já, esse compromisso com a infância como prioridade”, analisa o promotor Paulo Sérgio de Almeida. Para ele, os gestores devem ter em mente que o assunto é prioritário e deve ser lembrado todos os dias durante a gestão.

Compromisso

O documento assinado contém 15 itens, entre eles garantia de imunização completa, alimentação, acesso a creche, transporte escolar, água potável, entre outros.

Um dos principais destaques é a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância. Este plano deve prever ações intersetoriais, ser aprovado pela Câmara de Vereadores e ter previsão orçamentária para sua execução. Além disso, deve ser aprimorado e ter suas ações monitoradas ao longo da gestão, assegurando também o controle social pela população.

(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)





FONTE

Comentários estão fechados.