Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Integração, profissionalismo e comprometimento com a causa da proteção integral a crianças e adolescentes foi o tema de encontro entre integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da Polícia Civil. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), promotor de Justiça Sidney Fiore Júnior, na quinta-feira, 14, em Palmas, e contou com a presença de 13 delegados(as). 

Durante a conversa, o promotor Sidney Fiore Júnior abordou as atribuições e os fluxos para atuação das instituições e dos órgãos integrantes da rede de proteção à Infância e Juventude. O membro do MPTO trouxe detalhes da  Lei n. 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de outras legislações vigentes. 

“Nosso objetivo, com essa reunião, foi trocar experiências e propor alternativas legais de formas simples, práticas, eficientes e eficazes à atuação de agentes públicos na proteção de crianças e adolescentes. Que possamos ampliar esse diálogo com outras instituições e integrar, ainda mais, o serviço”, reforçou Fiore Júnior.

A necessidade de não revitimizar crianças e adolescentes em situações de abuso; o uso da ação cautelar para antecipação de provas de crimes; e as diferenças de fluxos de atendimento relacionados a atos infracionais, desaparecimentos e a vítimas ou testemunhas de violência foram exemplificados durante a reunião. Outros destaques foram dados às medidas de proteção e às socioeducativas; e aos trabalhos feitos durante a revelação espontânea de um crime, a escuta especializada e o depoimento especial.

Atendimento humanizado

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde e comentados pelo promotor Sidney Fiore Júnior, mais de 700 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no Tocantins em 2024. Para o diretor da Polícia Civil da Capital, delegado Rodrigo Ferraz Prado Telles, a reunião, na sede do MPTO, destacou-se pelo compromisso com a excelência da investigação, da realização do inquérito, e com a necessidade de não expor as vítimas desse tipo de crime, em especial nessa fase da vida. 

“Foi extraordinária essa reunião, esse contato com o promotor Sidney Fiore e as equipes do Caopije e do Gabinete da Promotoria, porque muitas dúvidas que os plantonistas têm, durante o trabalho mais urgente, foram esclarecidas. A Polícia Civil está aqui para defender a sociedade e uma de nossas pautas é a proteção de crianças e adolescentes”, reiterou Telles.

Texto: Francisco Shimada – Ascom/MPTO





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

18 minutos ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

42 minutos ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas inicia trabalho multissetorial do Programa de Parcerias e Investimentos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia trabalho multissetorial do Programa de Parcerias e Investimentos Reunião contou com…

4 horas ago