Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encerrou o projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania em uma cerimônia realizada no auditório da instituição. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira, 27, reconheceu o empenho dos estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Paraíso.

Lançado em 2023 pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), o projeto promoveu a educação para a cidadania e os direitos humanos por meio de palestras, atividades práticas e trabalho de campo. Os alunos foram incentivados a identificar problemas em suas comunidades e levar as demandas ao MPTO, demonstrando na prática o poder da participação cidadã.

“Ver o entusiasmo destes jovens nos enche de esperança no futuro”, declarou a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Cesaf-ESMP. “Este projeto é a prova de que a educação transforma, e que, quando empoderamos nossos jovens, eles se tornam protagonistas da mudança”. A Procuradora parabenizou alunos, professores, Promotores de Justiça e parceiros pelo sucesso da iniciativa.

Resultados que transformam

O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania gerou impactos positivos e concretos. Em Paraíso, a atuação dos estudantes do IFTO resultou na construção de um posto de saúde no bairro Santaninha. Sensibilizados com a falta de estrutura na área, os alunos levaram a demanda ao Promotor de Justiça Rodrigo Barbosa Garcia Vargas, que requereu ao município a solução do problema.

Em Palmas, os estudantes da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, juntamente com os Promotores de Justiça Thiago Ribeiro e Kátia Galietta, contribuíram para a melhoria do atendimento em saúde no bairro Taquari e para a revitalização do posto da polícia militar, que será reaberto, aumentando a sensação de segurança na região.

Concursos e premiações

A cerimônia de encerramento premiou os alunos que se destacaram no Concurso de Relatórios Práticos de Cidadania e no Concurso de Redação. Os prêmios incluíram viagens culturais ao Jalapão, notebooks, smartphones e tablets.

Alunos premiados

Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros

1º lugar: Celina Ferreira Lima, Lívia Ribeiro e Sarah dos Reis Wanderley Xavier (viagem cultural ao Jalapão e notebooks)

2º lugar: Emanuela Rodrigues Amorim, Gabriela Mascarenhas de Santana e Stela Lima da Silva de Araújo (ganharam smartphones)

3º lugar: Alessandra Áquila de Sousa Reis, Kamille Vitória Alves de Oliveira e Samantha Messias Pinto (ganharam tablets)

1º lugar: Ana Kely da Silva Sousa (viagem cultural ao Jalapão)

2º lugar: Patricia Miranda de Sousa (viagem cultural ao Jalapão)

3º lugar: Ketllem Rauane dos Santos Brandão (viagem cultural ao Jalapão)

IFTO – Campus Paraíso

1º lugar: Júlia Cristine Rodrigues Costa Freire, Maria Gabriela Ferreira Mendes e Karina Rodrigues dos Reis (viagem cultural ao Jalapão e notebooks)

2º lugar: Samuel Barbosa Fernandes, Thiago da Silva Santos e Lucas Menezes D’Alessandro (ganharam smartphones)

3º lugar: Olivia Santos Oliveira, Anna Julia Alves Vanderley e Ellen B. Oliveira Mateus (ganharam tablets)

1º lugar: Karina Rodrigues dos Reis (viagem cultural ao Jalapão)

2º lugar: Alex Alves de Souza (viagem cultural ao Jalapão)

3º lugar: Natália Lambert Nivaldo (viagem cultural ao Jalapão)

Gincana solidária

A Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros venceu a gincana solidária, arrecadando quase 3 mil itens de higiene e limpeza que foram doados a três instituições filantrópicas do bairro Taquari. Como prêmio, a escola recebeu um notebook para uso na biblioteca.

Homenagens e atrações culturais

A cerimônia contou com a apresentação musical do Duo em Casa, a exibição de um documentário sobre o projeto e as homenagens do MPTO às instituições parceiras, escolas, coordenadores e professores.

Compromisso com a cidadania

O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania reforça o compromisso do MPTO com a formação de cidadãos conscientes e participativos. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e do IFTO.

Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP





FONTE

Comentários estão fechados.